Quando pensamos em abrir uma franquia o que queremos que ela seja uma franquia de sucesso e não fracasse. Segundo o SEBRAE e a Associação Brasileira de Franchising 90% dos negócios que são abertos independentes, ou seja, aqueles que você abre sem uma marca específica fecham em um período de até 10 anos. Seja por falta de conhecimento, atualização ou por não evoluir.

Já quem opta por uma franquia a taxa de fracasso é de menos de 15%. Os danos são minimizados quando se possui conhecimento da marca, o know how que é passado pela franquia, quando os produtos já são testados, quando se possuem muitas redes do negócio e auxilia também quando a propaganda é unificada, fazendo com que cresça consideravelmente as chances do sucesso.

1 Dedicação ao negócio

Parece besteira, mas sim. É super importante se dedicar a sua franquia, por isso estudar sobre o seu negócio é indicado, estar sempre atualizado, contratar pessoas qualificadas para trabalhar com você. Quem não se dedica acaba perdendo dinheiro e consequentemente fracassando no ramo. Quando se decide abrir uma franquia depois de meses de planejamento, de produção do planejamento indo a locais para ver onde é melhor a abertura da empresa, conversando com o franqueado, se não gerir com qualidade sua empresa fica complicado. Por isso dedicação e foco no negócio.

2 Escolha do ponto comercial

Essa parte do processo é essencial para que o negócio vingue e progrida. Hoje a maioria dos franqueados ajudam na busca do local para a abertura da nova unidade, mesmo assim é preciso que você se atente a alguns cuidados. O local onde será aberto sua franquia condiz com o público alvo? Os moradores da região ou quem trabalha próximo irão consumir seu produto? O local é próximo de comércio ou é afastado? É de fácil acesso? Possui estacionamento para os clientes? Algumas perguntas que serão necessárias a se fazer para que seu negócio não feche por conta do local escolhido.

3 Negócios mainstream

Tomar muito cuidado com os negócios que viram modinha. Sabe aquelas franquias que a cada esquina tem uma? Qual o diferencial que a sua terá? Esse é outro quesito para o fracasso. Não se pode ter uma mesma franquia uma na frente da outra. É preciso pensar com calma qual negócio você abrirá e onde será instalado. As melhores franquias se preocupam com isso, por isso pesquise bem antes de investir tempo e dinheiro.

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner