5 características para quem quer abrir uma franquia

Nos últimos anos, tornou-se cada vez mais comum entre pessoas interessadas no mercado de franquias a ideia de que a escolha desta modalidade de negócio por si só é responsável pela garantia de sucesso de um empreendimento.

Esta noção, que muitas das vezes, está fundamentada na inexperiência de alguns candidatos a gestores, necessita ser corrigida.

O diferencial entre uma franquia e outro negócio (como uma empresa simples) não reside na capacidade mágica da primeira gerar mais lucros do que a segunda, mas no fato de que uma marca consolidada no mercado poderá ser mais lucrativa a um empreendedor se a condução de seu negócio obedecer a uma junção de pré-quesitos.

Do contrário, o próprio diferencial da franquia será tão desnecessário quanto vender areia no deserto. Portanto, unir expertise a outros pontos favoráveis à concessão da franquia são aspectos que devem sempre caminhar juntos, se o principal interesse de um empreendedor é, de fato, superar margens de lucros e estabelecer sua unidade como referência no mercado.

Um empreendedor interessado em abrir uma franquia deve levar em conta 5 aspectos pontuais para o sucesso de sua unidade:

1. Ter conhecimento de mercado

Um bom gestor de franquia deve ter conhecimento sobre o seu produto, saber quem são os principais mercados concorrentes, seu público-alvo e, principalmente, entender como funciona o seu segmento.

Fazer cursos, possuir certo conhecimento acerca de administração e estar atento às flutuações do mercado são aspectos pontuais para que um franqueado de primeira viagem tenha sucesso em sua empreitada.

2. Manter o padrão de qualidade da franqueadora

De nada adiantará investir numa marca já estabelecida no mercado sem visar manter firmes os princípios que a projetaram nesse mesmo mercado.

Conhecer os serviços, produtos e políticas da franquia são as condições fundamentais para manutenção do padrão de excelência de uma marca.

3. Atualizar os indicadores de desempenho

Dentro ou fora do mercado de franquias, o perfil de um bom gestor deve estar sempre atrelado à sua capacidade de se atentar à marcadores como taxa de desempenho, lucratividade e volume de vendas.

Com essas informações disponíveis, será mais fácil traçar roteiros e tomar decisões acertadas para seu negócio.

4. Acompanhar os resultados

Um franqueado deve considerar a necessidade de gerenciar regularmente as finanças da empresa. É através desse acompanhamento que é possível prever eventuais situações de baixo rendimento e também agir de modo a garantir a sobrevivência de seu negócio.

5. Ser um líder carismático

O perfil de um bom gestor está diretamente ligado à sua capacidade de se engajar com seus funcionários. Reafirmar a importância de cada um deles no desempenho da empresa, capacitá-los sempre que possível e fazê-los compreender que o sucesso da marca é também o sucesso de um cada um deles promove a construção de um ambiente de trabalho mais participativo e gera mais produtividade ao negócio.

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