Quem quer conhecer mais sobre o mundo do empreendedorismo tem à disposição um vasto material. Há muitos livros a respeito desse tema, há também sites especializados com toneladas de conteúdo, incluindo textos, vídeos e podcasts.

Porém, não é só de artigos acadêmicos e textos didáticos que se alimenta o empreendedorismo. A arte também pode elucidar várias questões acerca desse tema. E o cinema é uma prova disso.

Os bons administradores sabem que empreender também tem muito a ver com “contar histórias”. Não é à toa que o conceito do “Storytelling” faz parte da publicidade e de muitas estratégias de marketing.

Vale lembrar que muitas decisões de compra por parte dos clientes são tomadas diante de gatilhos mentais que levam em conta a utilização de narrativas, de contar histórias.

No caso de quem quer empreender, o cinema é rico em histórias que mostram personagens às voltas com algum projeto de vida, sendo desafiados a gerenciar uma empresa. 

Além disso, algumas produções são baseadas em fatos reais. Porém, até mesmo aquelas que são assumidamente ficção podem apresentar boas dicas e bons insights para quem quer empreender. 

Sendo assim, aqui vai uma pequena lista de filmes que abordam o tema do empreendedorismo.

 

1 – A Rede Social

Longa-metragem que mostra os percalços, as ideias e os embates que Mark Zuckerberg enfrentou para criar o que é hoje uma das redes sociais mais populares do mundo.

O filme mostra que, além de ter boas ideias e visão de mercado, empreender também exige saber lidar com pessoas, com egos e opiniões diversas.

Confira o trailer abaixo: 

2 – O homem que mudou o jogo

Empreendedorismo tem tudo a ver com esportes, pois ambos envolvem competição, busca por objetivos e gerenciamento de equipes. 

Nesse caso, o longa-metragem “O homem que mudou o jogo” traz à tona essa relação entre esportes e gestão.

O filme aborda a história de um personagem que, apesar de todas as adversidades, tenta tornar vitorioso um time onde os profissionais não eram brilhantes e, individualmente, pouco competitivos mas cada um com qualidades específicas que não deveriam ser menosprezadas. 

Para cumprir tal intento, ele estabelece análises estatísticas que visam obter qualidade e valorizar as forças individuais e que usadas em conjunto realçava a força do time, apesar dos recursos limitados.

 

3 – Walt antes do Mickey

A Disney é um poderoso império na área do entretenimento. Franquias milionárias da Marvel e Star Wars, por exemplo, fazem parte desse império. 

“Walt antes do Mickey” mostra os percalços enfrentados pelo artista Walt Disney antes da criação do seu personagem mais famoso, o Mickey Mouse. 

O roteiro mostra as dificuldades e o empenho de Disney ao investir em sua carreira. A crença e a perseverança são forças comprovadas.

 

4 – Um senhor estagiário

Filme inspirador que conta a história de um senhor já experiente tentando se recolocar no mercado. 

O roteiro mostra o choque de gerações, bem como reforça o quanto os jovens empreendedores e os experientes empreendedores podem crescer juntos. Aqui o valor do conhecimento e da experiência não devem ser menosprezados. 

 

5 – Joy: O nome do sucesso

Um negócio bem sucedido é aquele que consegue sanar algum problema dos clientes, certo? Pois é exatamente esse o tema desse longa-metragem. 

Na história, a mãe solteira Joy Mongano inventa um esfregão que faz sucesso entre as donas de casa.

A partir daí a história mostra todos os contratempos que ela passa para administrar e vender da melhor maneira a sua invenção.

 

Dica Extra:

Recentemente assisti à série “A Vida e a História de Madam C. J. Walker” que, em apenas 4 episódios, conta a história da primeira milionária pelo próprio esforço.

Também é uma aula de empreendedorismo e de como surgiu a essência da venda porta a porta. 

Além de abordar temas importantes e atuais como o impacto do racismo, a homossexualidade, e a desigualdade  de gêneros.

 

Empreendedorismo também é história

E histórias muitas vezes trazem exemplos e lições importantes. Portanto, dê uma olhada nesses filmes e veja como empreender também é superar desafios e alcançar objetivos.

Para finalizar, deixo algumas dicas que eu aprendi durante a minha caminhada como empreendedor:

 

  1. Saber trocar chapéus: ora é Presidente da empresa, ora é responsável pelo dia-a-dia do escritório, ora é responsável por recursos humanos, sabendo a hora de ser humilde;

 

  1. Saber ouvir os funcionários e clientes e ter coragem de mudar o caminho quando eles abrem seus olhos para aspectos importantes; 

 

  1. Dar atenção à satisfação dos clientes e não apenas focar em geração de receita. A geração de receita tem resultado imediato, mas pode ser por prazo curto de tempo. A satisfação de cliente tem resultado duradouro e por longo prazo de tempo;

 

  1. Ser uma pessoa de visão e saber olhar lá na frente;

 

  1. Fazer um plano de curto e médio prazo e colocá-lo em ação rapidamente, analisando os resultados a cada mês, trimestre.

 

Conheça algumas histórias de sucesso dos nossos franqueados assistindo ao vídeo!

 

fale-com-consultor

Saiba mais sobre como ser um franqueado WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner