8 dicas para se sair bem no mercado de franquias

Nos últimos anos, o mercado de franquias no Brasil tem apresentado um saldo extremamente positivo e encorajado muitas pessoas a investir neste mercado.

Segundo estatísticas da ABAF (Associação Brasileira de Franquias), desde o ano de 2001, as franquias têm se apresentado lucrativas, superando o faturamento da ordem de 29 bilhões de reais em 2003, para 115 bilhões em 2013, produzindo uma maior ampliação das redes, cujo crescimento avançou de 678 para 2703 no curso do mesmo período.

Embora o saldo no mercado de franquia seja atraente, seu investimento demanda algumas habilidades, principalmente a empresários que não tenham muita experiência no setor.

8 Dicas fundamentais para o mercado de franquias

  1. Compreender o que o cliente necessita: Esteja atento às necessidades do cliente, suas exigências e seus interesses.
  2. Pensar alto: Um bom empreendedor é também um visionário. Portanto, sonhar grande é uma atitude fundamental para transformar um interesse próprio em algo mais amplo. O mercado de franquias é, antes de tudo, um empreendimento cujo lucro está estreitamente ligado ao sucesso de um empreendimento coletivo.
  3. Use seus próprios recursos: Não adianta sonhar sem ter os pés no chão. Ou seja, ser um empresário é entender quais são as possibilidades e limitações que poderão definir o sucesso de um negócio.
  4. Capacitação é fundamental: Uma boa equipe está preparada para encarar conflitos e resolvê-los. Portanto, capacitar é a palavra-chave pra manutenção do padrão de excelência de uma marca.
  5. Faça uma pesquisa de mercado: Com ela, dados importantes para escolha da franquia poderão ser coletados e contribuirão de forma positiva para uma escolha lucrativa.
  6. Pesquise as franquias de seu interesse: Lidar com escolhas que interferem orçamentos também passa pela pesquisa da marca ideal. Verificar sua reputação, seu perfil de público e seus reflexos no mercado evitará crises futuras e não irá gerar riscos imprevisíveis ao capital de investimento.
  7. Tenha foco: Criar valores e não sair da linha é condição fundamental para a estabilidade de uma franquia. Ainda que tudo esteja correndo bem, cautela e atenção são critérios essenciais pra dar continuidade ao sucesso e visão de uma marca.
  8. Analise a margem de lucro – Embora o mercado de franquias tenha se mostrado positivo, é interessante verificar a compatibilidade entre as suas expectativas de retorno e as que a franquia poderá oferecer em dado espaço de tempo.

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