8 perguntas que você deve fazer ao franqueador antes de fechar um negócio

Escolher uma franquia é um processo que demanda cuidados específicos por parte do franqueado. E quando a falta de experiência no setor é um dos fatores que abrem precedentes para dúvidas, a questão se torna ainda mais delicada, uma vez a decisão pela concessão de uma marca pode contribuir para o sucesso ou fracasso de um investimento.

Mesmo quando conhecimentos preliminares sobre gestão, economia e mercado apontam minimamente para o preparo na condução de um empreendimento, é comum que algumas indagações perturbem a ordem natural das coisas e gerem certas instabilidades antes de oficializar o negócio com o franqueador.

Entretanto, a falta de experiência não deve ser avaliada como um pretexto decisivo pra prorrogar um contrato. Muitas vezes, basta apenas uma conversa para que tudo fique mais claro e boa parte daquelas dúvidas que anteriormente deixavam o futuro empreendedor apreensivo sejam diminuídas.

Afinal de contas, morosidade e cautela nunca são demais, quando o assunto é investir num negócio, mesmo quando um elenco de vantagens parece saltar aos olhos do empreendedor.

Caso as dúvidas insistam em continuar, algumas perguntas são bons trunfos e podem facilitar o processo de escolha de uma franquia e evitar futuras insatisfações:

8 perguntas para fazer ao Franqueador:

  1. Qual é o histórico da empresa no mercado e no sistema de franquias?
  2. Quantas unidades constituem atualmente a rede e, no futuro, quais são os planos para crescimento futuro?
  3. Quantas franquias já foram fechadas? Por qual motivo elas foram fechadas?
  4. Quais são as principais taxas que o franqueado irá pagar?
  5. Qual o perfil ideal do franqueado?
  6. Como é o processo de treinamento inicial?
  7. Quais são os principais desafios que o negócio apresenta para um franqueado?
  8. Existe algum ponto que não foi perguntado e que o franqueado gostaria de reforçar?

Uma dica importante para que se possa ter um encontro positivo e esclarecedor com o franqueador é elaborar um script contendo perguntas, dúvidas e suas principais inquietações.

Caso haja possibilidade, solicitar a lista de franqueados e estabelecer com eles um diálogo também pode ser uma sugestão bem acertada.

Desta forma, o conversa ocorrerá de forma mais compreensível e poderá definir se o tipo de negócio que está sendo discutido obedece às suas expectativas, além de apresentar ao franqueador o seu perfil, experiências anteriores como empresário, dentre outras questões que podem contribuir para a escolha da franquia.

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner