Aprender a Empreender - Dicas para iniciantes

Muitos profissionais acredita que empreendedorismo é um dom e, por acharem que não o tem, acabam desistindo de seus sonhos diante dos obstáculos ou mesmo antes de tentar. Empreendedorismo não é um dom, mas uma habilidade e um estilo de vida que qualquer pessoa pode aprender.

Alguns dos principais pontos que devem ser trabalhados em um novo empreendedor são: organização, metas claras, delegar tarefas, planejamento, monitoramento e, principalmente, persistência. Se cada um desses hábitos for cumprido, o novo empreendedor já estará a mais da metade do caminho para fazer o seu projeto decolar e ter sucesso. Confira abaixo algumas dicas valiosas para quem deseja aprender empreendedorismo:

Pesquise: você tem um projeto / objetivo claro? Então, é preciso saber se e como essa meta pode ser viável. Muitos empreendedores fracassam por ignorar as tendências e exigências do mercado, porém, esse é um ponto fundamental. Saiba quem é o seu público e se essas pessoas estão dispostas a comprar o seu produto ou serviço, descubra como outros empreendimentos semelhantes se comportam e quais são os nichos que você poderá explorar. Antes de qualquer planejamento, você precisa conhecer o terreno que está pisando para, assim, desenvolver as melhores estratégias.

Conheça a sua área: todo empreendedor deve ser um especialista naquilo que se propõe. Você não precisa operar em todas as áreas do seu projeto, mas ter uma visão ampla e domínio do que está fazendo, reconhecendo a importância de cada área de seu negócio e, assim, saber contratar, acompanhar e avaliar as pessoas mais competentes para a sua empresa.

Tenha Foco: Quando um projeto se expande ou sofre dificuldades extremas, o risco de as pessoas perderem o foco é imenso, seja pelo comodismo ou pela desistência. Mantenha o foco em seus objetivos, avaliando e reavaliando suas ações sempre pautadas em “como conseguir alcançar a meta”.

Invista na identidade visual: Se as pessoas não conhecem o seu projeto, não poderão saber o quanto ele é bom até experimentá-lo. Em qualquer situação, seja para um produto ou um serviço, a qualidade não é o primeiro atrativo, mas o único recurso que o público tem no primeiro contato: a identidade visual. Especialmente se você possui concorrentes, invista sempre em manter uma boa identidade visual de seu produto, que irá desde o espaço de funcionamento, embalagens, folders, marca até o primeiro atendimento.

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner