Aprender exige disciplina

O bom empreendedor sabe que aprender nunca é demais, está em constante evolução. Mas para aprender é necessário ter disciplina. Não adianta você ir ao curso, voltar pra casa e não pegar mais nas apostilas ou no caderno, também não adianta não ler os textos pedidos. Assim você não consegue se ajudar e ajudar sua empresa. Separamos algumas dicas para aqueles com déficit de atenção, desorganizados ou distraídos.

Maneiras para estudar

Primeiro defina onde você vai estudar. É em casa? Então precisa ter em mente que os estudos são importantes e é extremamente necessário que imponha horários e regras. Nada de celular. Nada de internet. Nada de atender a porta. Se policie para ter o horário sempre igual. Você vai estudar fora? Nada de distrações também. Nos cursos, se você tem as conversas paralelas, isso não é interessante, você está lá para aprender. Acha que acabou quando sair do curso? Não mesmo. Assim que tiver um tempo livre, nem que seja nos finais de semana, separe duas ou três horas para revisar, ler e aprender mais.

Mas o que exatamente você quer aprender? É pontual, somente para algum trabalho momentâneo, ou é algo que vai lhe auxiliar na carreira? Não importa, siga essas dicas e vá longe!

  • Não se contente em apenas ler, escreva também. Ao se ler sem fazer nenhuma observação, ou mesmo grifar o que mais lhe chamou a atenção, pode perder mais fácil a concentração. Quanto mais uma ideia for fixada, mais ela se torna de fácil compreensão.
  • Escreva sempre à mão. Quem tem mania de apenas digitar pode perder o conteúdo mais facilmente.
  • Você leu aquele livro, e agora? É recomendado que se faça um resumo, fichamento ou mesmo as separações das citações que mais lhe chamaram a atenção. Com isso, o assunto permanece sempre na memória.
  • Se você faz cursos, revise sempre a matéria que aprendeu no dia. É bom para fixar.
  • É aconselhável que se estude sozinho. Em raros casos é bom colocar a ideia na mesa e debater, mas como isso pode acabar vertendo para outros assuntos, é preferível estudar sozinho.
  • Se você não consegue ficar no silêncio e isso é incomodo para se concentrar, você pode colocar música, contanto que você não entenda a língua, pois isso pode te atrapalhar.
  • Muitas pessoas não gostam de marcar livros, mas enquanto estão estudando é necessário fazer marcações. Pode ser a lápis, a caneta marca-texto ou mesmo com as flags que são coladas ao lado da citação para você achar mais rápido. Mas preste atenção, destaque apenas o que lhe for interessante, não adianta deixar uma página toda amarela de marca-texto, pois você nunca vai achar o que gostaria de lembrar.
  • Se programe. Tenha uma agenda, um quadro em branco ou mesmo uma lousa para deixar anotado o que você precisa estudar para o dia.

Para ser um bom é preciso estudo constante e, com isso, muito tempo desprendido para compreender o que foi lido. Você precisa priorizar o que fará do seu tempo de modo que fica fácil se organizar. Lembre-se, nada vem fácil, é com muito trabalho que se evolui.

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner