As principais preocupações de um Franqueado

Investir em uma franquia pode ser um dos melhores negócios para empreendedores da atualidade, porém, mesmo apostando em uma marca sólida, é preciso ter conhecimento de todos os riscos, custos e diversos outros aspectos a serem planejados. Se você já é ou deseja se tornar um franqueado, conheça abaixo algumas das principais preocupações que deve ter para garantir o sucesso de seu negócio:

Qual é o valor real do investimento?

Uma das maiores preocupações dos empreendedores com a franquia são os custos reais, que, muitas vezes, não são explicitados em detalhes pelo franqueador. Mensurar esses custos pode ser vital para determinar se o negócio irá ou não decolar, uma vez que precisará manter um capital de giro para despesas adicionais até a estabilização da franquia.

Os principais custos são: ponto comercial, equipamentos, instalações, estoque, despesas operacionais, taxa de franquia e capital de giro. Este último é um dos mais importantes, embora seja, em muitos casos, negligenciado. Ele garantirá que você consiga manter a sua franquia até que ela te dê lucro sem necessitar de empréstimos ou mesmo arriscar uma falência.

Qual é o faturamento médio mensal e margem de lucro?

Muitas franquias exigem uma compra mínima mensal de produtos que, no início, poderá sair do bolso do investidor. Por isso, entender qual é o faturamento médio mensal é importante para que o empreendedor possa se preparar e conhecer a margem de lucro. Isso o ajudará a fazer previsões. Normalmente, a margem de lucro em franquias varia de 10% a 15% sobre o faturamento.

Em quanto tempo recuperarei o investimento?

Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o tempo médio para recuperação do investimento em microfranquias é de 18 a 24 meses e de 36 meses para franquias que necessitam de um maior investimento. Para o empreendedor, uma preparação saudável para uma franquia deve contemplar pelo menos esse tempo e, junto ao cálculo de margem de lucro oferecido pela marca, planejar o próprio capital.

Como escolher o ponto comercial ideal?

Ao escolher o ponto comercial, o empreendedor deverá levar em consideração todos os requisitos exigidos pelo franqueador, como visibilidade, perfil de público que frequentará o local, renda dos consumidores etc.

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner