Investir em uma franquia pode ser um dos melhores negócios para empreendedores da atualidade, porém, mesmo apostando em uma marca sólida, é preciso ter conhecimento de todos os riscos, custos e diversos outros aspectos a serem planejados. Se você já é ou deseja se tornar um franqueado, conheça abaixo algumas das principais preocupações que deve ter para garantir o sucesso de seu negócio:
Uma das maiores preocupações dos empreendedores com a franquia são os custos reais, que, muitas vezes, não são explicitados em detalhes pelo franqueador. Mensurar esses custos pode ser vital para determinar se o negócio irá ou não decolar, uma vez que precisará manter um capital de giro para despesas adicionais até a estabilização da franquia.
Os principais custos são: ponto comercial, equipamentos, instalações, estoque, despesas operacionais, taxa de franquia e capital de giro. Este último é um dos mais importantes, embora seja, em muitos casos, negligenciado. Ele garantirá que você consiga manter a sua franquia até que ela te dê lucro sem necessitar de empréstimos ou mesmo arriscar uma falência.
Muitas franquias exigem uma compra mínima mensal de produtos que, no início, poderá sair do bolso do investidor. Por isso, entender qual é o faturamento médio mensal é importante para que o empreendedor possa se preparar e conhecer a margem de lucro. Isso o ajudará a fazer previsões. Normalmente, a margem de lucro em franquias varia de 10% a 15% sobre o faturamento.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o tempo médio para recuperação do investimento em microfranquias é de 18 a 24 meses e de 36 meses para franquias que necessitam de um maior investimento. Para o empreendedor, uma preparação saudável para uma franquia deve contemplar pelo menos esse tempo e, junto ao cálculo de margem de lucro oferecido pela marca, planejar o próprio capital.
Ao escolher o ponto comercial, o empreendedor deverá levar em consideração todos os requisitos exigidos pelo franqueador, como visibilidade, perfil de público que frequentará o local, renda dos consumidores etc.
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