motivacional

Primeiramente vamos saber o que é o clima organizacional e motivacional. De modo resumido, o clima organizacional é a percepção que os funcionários possuem da empresa e como isso os motiva. As empresas precisam se conectar com os seus colaboradores de modo que todos se vejam praticamente como uma família, sendo que o negócio deseja sempre o bem estar e a felicidade dos que estão dentro de sua organização, pois desse modo conseguem com que todos se sintam realizados e ainda oferecem qualidade de vida no trabalho.

Por isso vamos perguntar. Quanto tempo você passa em seu trabalho? Diria que é metade do seu dia? E como é o ambiente? Trabalha-se bem e feliz ou é algo mecânico apenas para cumprir horário? Se a resposta for a segunda colocação, acredito que você precise rever seus conceitos.

Como é o ambiente de trabalho?

Quando o clima é positivo vemos a alegria, o entusiasmo, a participação, a dedicação, a satisfação e a motivação nos funcionários. Já quando o clima não está legal ocorrem as tensões, a discórdia, a desunião, a rivalidade, o desinteresse em realizar as tarefas e a falta de comunicação.

Com um ambiente propício a se trabalhar, o funcionário fica mais contente e produz mais. Contudo, com a desmotivação ele para o que estava fazendo, faz quando quer e começa a faltar mais. Como melhorar isso? Com uma pesquisa entre seus funcionários, saiba escutar, faça uma reunião e exponha os problemas que devem ser alterados. Quanto mais funcionários desmotivados, mais problemas para sua empresa.

Como mudar de atitude

Um bom empreendedor sabe que para que o seu negócio alavanque é necessário ter percepção. E é essa percepção que fará de sua empresa o melhor lugar para se trabalhar. Funcionários motivados e trabalhando para o coletivo é possível, basta organizar o ambiente para que seja propício a qualidade de vida.

Daremos um exemplo. Você possui uma franquia de marketing digital. A rotina é estressante, pois é necessário um dia com mais de 24 horas para resolver todas as tarefas. É o conteúdo, é o gerenciamento da conta do cliente, é a prospecção de mais clientes, são projetos para alavancar a empresa.

Sim, o dia é complicado. E se por acaso uma célula da sua franquia não está no lugar correto, toda essa linha de produção desaba e o que fazer para consertar? Como falamos mais acima é necessário fazer pesquisa entre os funcionários. Saber o que eles estão sentindo, como é possível melhorar o ambiente para que se tenha mais qualidade de vida e consequentemente mais produtividade.

Algumas dicas que daremos para melhorar o convívio na empresa é invista em seus funcionários. Proporcione cursos de aperfeiçoamento. Estimule a cultura, faça sessões de cinema ou teatro. Tenha algum plano de relaxamento como massagem, yoga ou exercícios posturais. Mantenha seu funcionário com um canal aberto de comunicação, estimule a conversa. Perceba quando é um dia ruim e tente fazer algo para alegrá-lo como um café da tarde ou um vídeo engraçado. Estimule a leitura, faça com que cada vez mais seu colaborador tenha vontade de ler e conversar a respeito. Promova atividades em que a família esteja reunida.

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