Detectar boas oportunidades para Empreender

Um dos maiores desafios dos empreendedores para garantirem o crescimento seu negócio, sem dúvidas, é o de conseguir identificar boas oportunidades de investimento e muitos negócios promissores acabam por estagnar-se e mesmo retrair justamente pela falta de aproveitamento dessas oportunidades.

Essa é uma das preocupações mais frequentes em todos os empreendedores, de todos os setores e portes, uma vez que pode definir o futuro do negócio. A melhor bússola para identificar boas oportunidades são as necessidades reais do público consumidor e, por isso, desenvolver um olhar atento ao que as pessoas realmente precisam é fundamental. Se você é empreendedor e busca crescer, principalmente em tempos de crise, conheça abaixo algumas dicas importantes para identificar boas oportunidades no mercado:

Como identificar oportunidades de Negócio

Atualize ou agregue valor a um produto: Nenhum negócio irá crescer oferecendo “mais do mesmo”, por isso, periodicamente, empreendedores devem analisar se a necessidade de uma atualização do produto ou serviço oferecido e se esta irá agregar valor a ele. Não há nada no mercado tão bom que não possa ser melhorado e esse pode ser o ponto de partida para o sucesso, porém, deve-se analisar se a melhoria realmente irá aumentar a demanda pelo produto, ponderando com as possibilidades de mercado e necessidades reais do seu público-alvo.

Invista no diferencial – o não consumidor: Se o seu produto possui restrições de público-alvo, como por exemplo, restrições para alérgicos à lactose, em vez de olhar para a limitação de público, perceba o não consumidor como uma oportunidade de um novo negócio específico para esse público. Quando a Sony lançou o rádio transistor que funcionava à bateria, ela não estava buscando os grandes consumidores de rádios domésticos, de mesa, porém, aqueles que não utilizavam esse produto – os jovens, adolescentes. Dessa maneira, ela vendeu rádios a pilha para os jovens e para o mundo inteiro, iniciando um mercado de dispositivos portáteis que é até hoje um grande sucesso.

Especialize-se: negócios generalistas dificilmente dão certo sem um investimento estrondoso, especialmente se houverem concorrentes. Ao contrário, mesmo que você comercialize vários produtos, busque investir em um que torne a sua loja referência naquilo, assim, você poderá oferecer maiores opções sobre determinado produto, por exemplo, uma lanchonete especializada em milk-shakes. A especialização pode ser o diferencial de um negócio e uma boa oportunidade de agregar público. Mesmo que hajam outras lanchonetes concorrentes que vendam milk shakes, as pessoas poderão dar preferência à sua por saber que nela terá mais opções / melhor produto / confecção caseira, etc.

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner