Como e por que estudar a sua concorrência

Não é apenas uma ideia inovadora que pode fazer de seu negócio um verdadeiro sucesso. Estudar o concorrente é imprescindível. Mesmo que você tenha certeza do seu empreendimento, antes de mais nada vale a pena pesquisar como anda o seu concorrente.

Verificar quais as competências que o concorrente oferece é um início. Se você já é cliente, já deve saber como as coisas funcionam. Se não é, guarde um tempo e vá conhecer a concorrência, o que de diferencial oferta, o que pode melhorar, o que não funciona. Isso pode ajudar muito no início de um negócio, pois com isso terá vários dados que lhe prepararão para começar o seu trabalho.

Estudar concorrente é investimento

Principalmente se tratando de grandes empresas, o empreendedor precisa estudar a concorrência. Estude a quanto tempo ele trabalha no segmento, quais resultados tem alcançado e como a população enxerga o empreendimento no local.

E o seu negócio for abrir uma loja de produtos naturais, por exemplo, não são apenas as lojas de produtos naturais que podem ser vistas como concorrência. De início até são. Mas como é a relação com os fornecedores? Nas cidades vizinhas há mais procura deste segmento ou não? E a população tem procurado ou sente falta de mais uma loja neste segmento?

Como posso estudar?

Existem muitas formas de estudar o seu concorrente. Antes de abrir o negócio é fazer uma pesquisa com questionários para pessoas sobre o que acham do empreendimento. Vale visitar o negócio, escutar clientes.

O que de fato é a concorrência? É a disputa por um mesmo serviço e público. Itens fundamentais que você deve observar na concorrência são os preços, os produtos e ou serviços ofertados, eles tem qualidade? São melhores que os seus? E mais, como é visto o ponto deste negócio? É favorável? E claro, como a empresa é reconhecida pelos clientes? Como um bom atendimento, bons produtos, serviços?

Depois de feita esta análise você poderá começar a trabalhar os pontos e dar relevância para o seu segmento. Entender onde pode inovar, se vale ou não a pena investir nesta área, se o público talvez vá optar pelo seu negócio.

E lembre-se que o concorrente não pode ser visto como um inimigo que quer atrapalhar o seu negócio, é sempre aconselhável criar boas relações. É bem provável que depois que você abrir o seu negócio, mais empreendedores tentarão investir nesta área e você não quer ser conhecido como um inimigo, não é o mesmo?

Estudar a concorrência significa planejamento e dimensão que este segmento pode ter ou trazer. Por isso, todo estudo e pesquisa valerão a pena para os atingir melhores resultados.

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