Como elaborar um planejamento estratégico para o seu negócio

O sucesso do negócio começa no planejamento, por isso o empreendedor após decidir o segmento em que deseja atuar, seja por dom, como, por exemplo, algo que sempre quis fazer, se dedicar, mas por conta do investimento teve de aguardar o momento mais oportuno. Ou então, quando se tem uma grande ideia e que pode ser um projeto que sinaliza ótimas projeções nos lucros.

Uma das prioridades que o empreendedor deve ter em mente, para que de fato o negócio possa fluir com equilíbrio é elaborar um planejamento estratégico.

Saber como dar prosseguimento no dia a dia, na movimentação e desenvolvimento, de modo que o empreendedor tenha condições de executar uma boa gestão e fazer com que o seu negócio prospere.

A pauta que o empreendedor precisa criar no planejamento estratégico, tem ligação direta na definição dos resultados ao longo do tempo, para muitos, de início desistem alegando que os negócios não apresentaram bons resultados, porém, analisando de perto, na maioria dos casos se trata da ausência de planejamento estratégico.

O primeiro passo é definir o valor do investimento no negócio, tempo estimado de retorno, ou seja; o período em que a empresa poderá começar a corresponder aos lucros para repor o investimento e começar a seguir com os próprios recursos dos rendimentos.

A segunda dica é identificar a importância e a posição do negócio no mercado, a relevância para os clientes e o que pode apresentar de diferencial para conquistar espaço junto a concorrência.

Nesse detalhe é interessante pensar que, em todos os segmentos, mesmo se tratando de algo inédito, sempre terá empresas ou profissionais atuando no mesmo setor, então o que vale é a postura que irá adotar, o recomendável é que seja sempre com a máxima transparência.

Estabeleça as responsabilidades de cada um e suas atribuições, caso seja apenas o empreendedor, então crie uma planilha determinando as responsabilidades como se estivesse delegando a outros e separe por números ou letras cada grupo de ação. Pode não ser muito comum, mas sem dúvida ajuda no planejamento estratégico.

Encontre os fornecedores ou parceiros de serviços, consulte prazos de pagamento, entrega e tudo mais para evitar surpresas que possam ser estendidas ao cliente.

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner