Trabalhando meio-períodoQuando pensamos em abrir uma empresa ou uma franquia queremos que ela obtenha lucros rapidamente e, para que isso aconteça, a primeira coisa que vem à cabeça é “trabalho, trabalho e trabalho”, contudo não é só de trabalho que se vive uma empresa.

Como já dissemos muitas vezes, o empreendedor precisa estudar sempre. E que tal além de trabalhar você organizar seu tempo para estudos, família e lazer? É bom ter em mente que trabalhar 24 horas por dia pode não trazer o resultado esperado. Por isso, com um bom planejamento e algumas outras dicas que daremos mais abaixo, você poderá organizar seu tempo para todas as atividades e manter um ritmo bom de trabalho.

Planejamento e resultados

Você está pensando em abrir um negócio, mas não sabe por onde começar. Você quer tentar do zero ou ter uma franquia? Qual é a forma mais rápida de se conseguir mais lucros? Essas perguntas você deve responder antes de qualquer coisa. Começar um negócio do zero não é fácil, pense que as pessoas não te conhecem, não conhecem sua marca, não sabem como você trabalha e nem se seu produto ou serviço é bom.

Com uma franquia a conversa muda um pouco, pois as pessoas conhecem a marca, sabem que possui uma história e que, mesmo sendo um braço da empresa ‘original’, elas confiam, já que podem em qualquer momento estar em contato com a marca.

Agora, para se conseguir lucros… aí sendo uma franquia ou sendo uma empresa começada do zero, a forma de alavancar o negócio é a mesma. Trabalho, planejamento, organização, estudos, treinamentos, transparência e muita vontade para colocar tudo no seu devido lugar. A questão toda é como você pode trabalhar, obter resultados e ainda ter uma vida social normal?

  • Aprenda que você precisa de ajuda. Seja um funcionário ou seja um sócio. É primordial que alguém lhe auxilie neste processo. Se você quer um sócio, dividam as tarefas. Procure alguém que complete as lacunas que você não consegue abranger. Se a sua área é a de criação e gerenciamento, mas não sabe nada sobre a área administrativa, procure alguém que entenda e possa fazer esse trabalho. Dividir é a melhor forma de fazer funcionar.
  • Ter horários fixos. Você tem um sócio e vocês conseguem fazer horários maleáveis. Portanto, cada um trabalha meio período, mas isso não quer dizer que vocês não irão se ver e discutir sobre a empresa ou o trabalho. No planejamento, deixe um horário fixo para reuniões sobre as estratégias a serem trabalhadas. É importante que os dois passem as informações para os funcionários e debatam sobre as adversidades do dia a dia.
  • Gerencie seu tempo. Você conseguiu fazer uma divisão bacana com seu sócio e cada um trabalha em um horário alternativo que mais lhe agrada, mas e o resto do seu tempo? Se você trabalha em casa é necessário prestar atenção aos horários, não é por que você está em casa que está disponível o tempo todo. Claro que o modelo home based é adaptável e, por isso, uma forma mais tranquila de se trabalhar. Porém, trabalhando meio período você consegue voltar a estudar, fazer pesquisa de mercado, procurar concorrentes, ter um tempo com a família e outras inúmeras coisas, basta saber gerenciar o tempo.
  • Defina metas. É importante fazer um planejamento semanal do que você precisa executar. Assim fica mais fácil cumprir essas metas. Mesmo por que não é legal ficar de entregar o trabalho e você não conseguir terminar. Trabalhar meio período não isenta ninguém de trabalhar bem.

Em suma, a ideia geral é planejar o seu tempo. Com isso é possível fazer tudo o que precisa e ainda ter tempo para assuntos pessoais. Assim, além da empresa, você também cresce.

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner