Como evitar armadilhas antes de abrir uma franquia?

As franquias são alguns dos negócios mais promissores da atualidade, uma vez que o empreendedor investirá em uma marca de baixa mortalidade e grande infraestrutura, pronta para ser instalada em seu negócio. Porém, no mundo dos negócios, os riscos estão por toda a parte e alguns erros podem prejudicar o sonho promissor e transformá-lo em prejuízo.

Uma das principais atitudes que diminuem a exposição aos riscos é o total conhecimento e diálogo aberto com o franqueador. Ter a total certeza do capital a ser investido é uma das primeiras dicas para os empreendedores evitarem sofrer os riscos do negócio. Além do conhecimento da marca, outros detalhes podem esconder ciladas, como a escolha do ponto, perfil de investimento e público-alvo. Conheça abaixo algumas dicas importantes que devem ser seguidas ao abrir uma franquia e evite cair em ciladas do ramo:

Confiabilidade

Os franqueadores fornecem perspectivas para o seu negócio, construídas com base em diversas pesquisas de mercado e pela própria experiência da marca. Devido a isso, as franquias são, em sua maioria, mais confiáveis. Porém, é preciso que o empreendedor colete o máximo de informações tanto da franquia quanto da própria natureza do negócio em sua região, a fim de encontrar dados cada vez mais sólidos e confiáveis sobre todas as perspectivas e riscos de seu negócio. Saiba sempre “em que solo está pisando” e não confie apenas em promessas ou acordos verbais. Uma boa dica para isso é visitar outras unidades de franquias e franqueados da marca e conhecê-los de perto.

Perfil de empreendedor

Muitos empreendedores têm em mãos marcas e negócios promissores, porém falham por estes não se adequarem ao seu perfil. Busque administrar algo que seja de fato relacionado ao seu perfil, pois o desempenho do negócio dependerá, em boa parte, do seu desempenho profissional. Da mesma forma, tenha cuidado ao comprar uma franquia para outra pessoa administrar e, nesse caso, leve em consideração todas as exigências que faria a si mesmo, como administrador.

Não mude padrões da rede sem autorização

Os maiores problemas entre franqueadoras e franqueados são relacionados à inadimplência e à mudança de padrões sem consulta prévia. Esses comportamentos não podem acontecer e devem ser levados a sério, mesmo nos mínimos detalhes, quando se trata de franquias. Por isso, caso você não concorde com alguma política da franqueadora, melhor procurar opções mais adequadas.

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner