Como lidar com a barganha

A barganha é aquela famosa troca, seja entre cliente e vendedor, onde apenas um quer sair ganhando. E quando o empreendedor tem um negócio próprio é comum surgirem clientes exigentes, sem paciência, em que precisamos de um pouco mais de tanto para mostrar que muitas vezes as coisas precisam ser de um jeito diferente do que eles acreditam que seja o melhor modo.

Para lidar com a barganha é necessário muita paciência. Porque em momento de tensão e é comum perder a calma e partir para o ataque. Existem pessoas com personalidades muito fortes e com elas além de serenidade, um jogo de cintura cai bem. Vamos passar algumas dicas de como vocês podem lidar com a barganha em alguns casos específicos. Confira algumas dicas:

Quando o cliente não gosta da proposta

Fique tranquilo, você tentou negociar com ele, mas se ele não se interessou o problema não é seu já que fez a proposta. Esclareça tudo o que for possível em relação a valores, o que é oferecido, não deixe qualquer dúvida e agradeça o seu interesse. Saiba quais os limites que você pode atingir de modo que a sua franquia não fique prejudicada, o melhor é sempre prevalecer a qualidade dos seus serviços ao invés de tentar melhorar algo em sua proposta que você não possa entregar.

Cliente desafiando o vendedor

Não brigue com clientes. Escute tudo o que o cliente for falar e depois coloque as suas observações. Mostre como fez a negociação, o quanto a empresa ganha e o que pode dar de desconto para o cliente. Pode acontecer de você acabar encontrando pessoas que são difíceis de se relacionar até mesmo antes de fechar, isso vai partir das normas do seu negócio sobre avaliação de um prospect.

Cliente reclamando do produto depois de comprado

Se acontecer de o cliente voltar e reclamar do produto/serviço veja se têm seguro, siga as instruções de como deverá efetuar neste caso. Mostre-se preocupado e escute o cliente. Muitas vezes não escutamos o cliente sem levar para o lado pessoal, o que prejudica o relacionamento, saiba sempre diferenciar sobre o que ele está reclamando, se é sobre um resultado ou sobre você. Avalie e procure o melhor caminho para satisfazer os dois lados do melhor modo possível.

Cliente falando mal da empresa

Em momento de negociação onde o cliente não ganha o que esperava, é comum fica irritado e dizer que a sua empresa não é boa, que tem outras melhores. Você com toda educação, agradeça por ter procurado a sua empresa e diga que se ele não se interessou pelos produtos há outras empresas para procurar e que vocês sempre se colocam a disposição.

Cliente brigando para negociar

Neste caso, paciência e dizer que ambos podem ganhar e não apenas um. Esclarecer como são as regras e explicar a ele como tudo funciona. Se ele não compreender, agradeça o seu interesse e diga que é daquela forma que funciona. Caso contrário, ele poderá sempre voltar com razão e querer se aproveitar!

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