Como lidar com funcionários mais velhos do que você

O mercado do empreendedorismo mudou de anos pra cá. Esqueça os senhores mais velhos que eram gerentes. Hoje é possível encontrar jovens com apenas 25 anos assumindo altos cargos e desempenhando muitas funções.

São jovens que estudaram cedo, se focam no trabalho e conseguiram alcançar boas posições. Há quem diga que não são maduros o suficientes, mas a sua bagagem intelectual é grande.

Neste caso, tanto funcionários velhos como os novos precisam criar relações saudáveis. Por mais que às vezes, de acordo com a experiência de cada um, seja difícil conseguir estabelecer esta relação, o ideal é que entre ambos haja o respeito.

Troca de experiências

Funcionários jovens reclamam de funcionários mais velhos principalmente pela falta de agilidade. Mas é imprescindível que quem é mais jovem compreenda que entre vocês há uma diferença de idade, de cultura que muitas vezes pode ser marcada pela dificuldade que cada um passou.

A melhor forma de lidar com funcionário mais velhos que você é aprender a trocar experiências.  Neste caso, você pode aprender com o funcionário pela experiência de vida que teve neste trabalho e na sua própria vida. Escutar quais foram as suas dificuldades, como conseguir superar as barreiras e o que considera importante na vida.

A falta de paciência deve ficar de lado. É preciso pensar quais as dificuldades que este funcionário tem e como você pode ajudar ele. E ao mesmo tempo você pode ensinar o funcionário mais velho nas áreas que tenha dificuldade, como na tecnologia, em  alguns casos.

Aprendendo juntos

O correto é não existir preconceito entre ambos. É preciso ficar claro que embora exista a diferença de idade, um pode aprender com o outro e que a idade não irá impedir que trabalhem juntos.

A geração que está hoje com 30 anos passou por muita transformação. Agora imagine quem tem 50? São pessoas que se quer imaginavam o potencial da tecnologia. Tiveram que aprender cedo, se adaptar ao novo.

Passar conhecimento seja ele prático em uma atividade ou até mesmo em uma troca de conversa vai fazer bem para relação de funcionários que tem diferença de idade. O respeito continua norteando esta relação sempre.

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner