Como ter sucesso nos negócios em tempos de crise?

Em tempos de crise é uma jornada um tanto complicada manter o seu negócio ativo no mercado. A retração econômica tem ocasionado a falência de diversas empresas, em outros casos, a incerteza de futuro. Independente da situação, a falta de confiança no futuro faz que os clientes evitem comprar produtos os quais acreditam não serem estritamente necessários. Para driblar essa situação, os empreendedores de sucesso tem desenvolvido uma série de técnicas. O objetivo mor é segurar os clientes demonstrando que vale a pena continuar adquirindo os produtos ou contratando os serviços oferecidos pela organização. Um ponto fundamental é deixar de lado a ideia de que a crise só oferece aspectos negativos, ao contrário do que se acredita, é possível achar boas oportunidades em meio a uma retração econômica.

Como crescer em tempos de crise?

Reconheça a situação da empresa e determine objetivos

Esta é uma dica super valiosa. Para que ela seja efetiva, é fundamental contar com o auxílio dos funcionários, isto é, é necessário confiar nos colaboradores e estreitar laços no intuito de aumentar vendar e gerar mais motivação.

Inove: não pare no tempo

Quando as vendas estagnam pode ser sinal de crise, mas também é um alerta para a organização. Ao detectar a diminuição do fluxo de vendas é indispensável efetuar a verificação da relevância do serviço/ produto para os consumidores. Ao pensar em inovar, seja por meio de estratégias, seja por meio de uma repaginada no estoque, avalie a possibilidade de contar com toda a sua equipe. Certamente, várias cabeças funcionando em prol de um objetivo pensam melhor do que uma.

Fidelize clientes

Embora conquistar novos clientes seja indispensável para o sucesso da empresa no mercado, é indispensável contar com os clientes já ativos na loja. Para fidelizar essas pessoas é necessário apostar no bom relacionamento. Lembre-se que os novos clientes aparecerão quando eles percebam que os consumidores da sua empresa estão satisfeitos com o produto/serviço que você proporciona.

Monitorar o mercado

Não adianta lançar um produto incrível, se o mercado não apoia a ideia. Isto é, empreendedores de sucesso do segmento varejista procuram ficar de olhos abertos ao ambiente externo à empresa. A análise de mercado, principalmente no que tange a concorrência é indispensável para saber se as ações que você está realizando condizem com as necessidades do mercado.

Aposte na saúde do ambiente organizacional

Este ponto é um fator-chave que influencia diretamente o sucesso dos negócios. Um ambiente de trabalho bacana passou a ser uma necessidade para as empresas. A capacitação dos colaboradores e as melhoras implementadas no ambiente de trabalho são fatos que precisam ser analisados e priorizados. Um ambiente saudável gera um aumento da produtividade, afinal, as pessoas gostam de ter o seu trabalho reconhecido pela empresa.
E você, sabe alavancar o seu negócio mesmo em tempos de crise? Deixe a sua resposta através dos comentários.

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner