Como o empreendedor pode controlar melhor suas finanças?

Sabemos que a vida de empreendedor não é nada fácil. Que no início de um negócio ou de uma franquia é muito desgastante, pois além do trabalho é necessário cuidar da área financeira também.

Ter o controle das finanças é primordial para que se gerencie melhor o capital investido. Afinal, sempre é bom repetir que a sobrevivência de uma empresa depende da gestão financeira.  E organizar e quitar as contas à pagar é uma atividade obrigatória para que possa seu negócio sempre em ordem.

É essencial fazer controle de todos os compromissos assumidos. É muito bom ter uma planilha com todos os gastos. Custos fixos e variáveis. Os fixos podem ser: água, luz, aluguel, internet, telefone, folha de pagamento (caso tenha funcionários). Os pagamentos variáveis são aquelas despesas recorrentes, aqueles que foi necessário contratar um encanador, eletricista ou mesmo alguma despesa extra.

Aprenda a controlar melhor suas finanças

Assim sendo é necessário que todas as contas a pagar devem constar nessa planilha, com os valores, datas de vencimento e formas de pagamento. Com isso saberá a dimensão exata das contas da sua empresa. Trocou os computadores? Anote. Trocou o galão de água? Escreva também. É importante que nada fique de fora.

Uma dica muito importante que o empreendedor precisa seguir é nunca misturar seus gastos pessoais com os empresariais. Isso as vezes é comum entre os empreendedores, mas pode trazer sérios problemas nos resultados finais. Fazendo isso irá auxiliar também na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda, uma vez que é bem mais fácil separar rendimentos de pessoa física e jurídica.

Para se organizar melhor faça planilhas separadas uma para sua empresa, outra para a pessoa física. Vale também para as contas bancárias. Desta forma, fica muito mais fácil controlar os pagamentos.

Ser uma pessoa organizada é a melhor coisa para suas finanças. É preciso conhecer sua empresa em detalhes, o fluxo de caixa, cada um dos serviços contratados, as curvas de venda de produtos e tudo o que disser respeito à saúde financeira do seu negócio. Caso a área financeira não seja sua especialidade, contrate uma pessoa para lhe auxiliar.

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner