Plano_negociosSegundo o SEBRAE “o plano de negócio é o melhor instrumento para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor” e é por isso que o plano de negócios é uma das ferramentas mais úteis para você e seu projeto de abrir e gerir uma franquia de sucesso.

Plano de negócio é um documento que vai estruturar as principais ideias e as opções que identifica uma oportunidade de negócio e o empreendedor irá analisar e decidir a viabilidade de abrir ou não um negócio.

Como montar um plano de negócios

Você deve colocar no papel alguns tópicos. Como por exemplo informações sobre o negócio, como irá administrar, sobre o mercado, sobre as finanças e deve constar também cronogramas com a situação atual, possíveis imprevistos e as soluções que precisará tomar.

Negócio: coloque no papel o que é o negócio em apenas uma frase, quais são os produtos e os serviços que serão oferecidos, quais são as razões que te levam a crer que obterá o sucesso, quais são as oportunidades as existentes e as que serão criadas que pretende explorar. Ter isso é um diferencial, pois você como empreendedor, e por estar por fora da empresa, pode dar sugestões de melhoramentos para a franquia de marketing digital.

Já na administração: quem é que administrará o seu negócio? Quais são as experiências e a formação que essa pessoa têm? Quais são as qualificações que busca para a sua equipe? Vendo o local que pretende abrir o negócio de quantos empregados precisará, quais serão as suas atividades e que remuneração eles terão? Qual será a estrutura organizacional da empresa? Qual a missão e a visão da franquia? Lembre-se que neste ponto ela não pode divergir com seus pensamentos.

O mercado: quantos e quais são os clientes em potencial? Como você atrairá os clientes? Qual é o motivo deles lhe escolherem e não o concorrente?  Quem serão seus parceiros e fornecedores? Quais são os concorrentes e quais os fatores do sucesso atual deles? Qual é o seu diferencial? Qual o seu nicho? Como você vai promover e divulgar seu negócio? Como vai distribuir os seus produtos?

As finanças: quais são as fontes do capital de investimento? Qual a projeção de faturamento, investimentos e despesas para os 2 primeiros anos, pensando trimestralmente? Qual a projeção de fluxo de caixa mensal para o primeiro ano e o volume de negócios necessário para alcançar o ponto de equilíbrio?  Quanto tempo você espera alcançar um resultado positivo? Quais são as condições para se começar a vender e faturar?

Percebeu que tem bastante trabalho pela frente, não é mesmo? Pois bem, arregace as mangas e planeje corretamente, isso lhe dará menos trabalho no futuro.

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