Como reduzir o risco de conflito entre o franqueado e franqueador

Não é incomum que em tempos de crise econômica ocorra um aumento no índice de problemas entre franqueados e franqueadores. O motivo é simples: Torna-se muito difícil bater metas e alcançar os resultados almejados.

Para evitar esse tipo de problema e satisfazer a expectativa dos investidores e gestores da franquia é muito importante que, a rede esteja com todo seu programa de treinamento em dia e devidamente estruturada.

No artigo de hoje forneceremos algumas dicas sobre como evitar conflitos entre franqueado e franqueador.

Cuidados que o franqueado deve ter:

  1. Avalie o modelo de negócios da franquia cuidadosamente

Para evitar surpresas negativas após a aquisição da franquia, o candidato deve avaliar com muito cuidado todo o seu modelo de negócios. Assim também é possível assegurar-se que a forma da rede trabalhar é exatamente como ele esperava.

  1. Visite outras franquias que estão em funcionamento

Para entender como o negócio funciona na prática em seu dia a dia, o candidato deve visitar algumas unidades que já estão em funcionamento. Outra dica interessante é conversar com empreendedores que já estão há algum tempo trabalhando com a rede, para entender como funcionam os procedimentos, o suporte e quais os desafios cotidianos.

  1. Veja quais são as soluções que o contrato oferece

Certifique-se de que o contrato apresentado pelo franqueador fornece soluções práticas e eficientes para os eventuais conflitos que possam ocorrer no futuro. Afinal, a relação entre franqueado e franqueador deve ser pacífica e duradoura.

Além disso, confira também se no contrato constam meios claros de negociação com os gestores de ambas as partes envolvidas para evitar que os conflitos sejam agravados, já que a intenção é que a relação empresarial continue.

Cuidados que o franqueador deve ter:

  1. Faça um processo seletivo rigoroso

O processo de seleção é a melhor forma de escolher um candidato que tenha um perfil adequado e alinhado aos parâmetros e valores da franquia, para que se evite qualquer possibilidade de conflitos no futuro.

  1. Invista em uma plataforma de auxílio e gestão de franquia

Empresas como a Franquia WSI podem fornecer o auxílio e o suporte necessários para que sua gestão seja mais eficiente e livre de conflitos. A otimização dos procedimentos operacionais e a automação de tarefas podem evitar que todo o tipo de problemas comuns em uma relação entre franqueado e franqueador.

  1. Capacite sua equipe de consultores

Invista na capacitação desses profissionais para que eles possam acompanhar de perto os resultados e o andamento de todas as unidades, garantindo que elas sigam o padrão da marca e possam se prevenir de problemas cotidianos.

Por fim, garanta que os novos franqueados recebam todo o suporte necessário até que possam caminhar por conta própria. Posteriormente, faça uma manutenção na capacitação de todos os profissionais envolvidos no setor administrativo das unidades.

Quer conhecer mais soluções para se evitar conflitos em sua rede de franquias? Então entre em contato conosco!

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