Empreender não é tarefa fácil e os empreendedores de sucesso sabem disso. Mesmo que oscilem suas características, uma coisa é real, a persistência é um dos valores necessários para que os projetos rendam bons frutos. Como nenhum empreendedor é igual a outro, é possível perceber 5 tipos de empreendedores.

Conhecer os tipos e buscar a identificação com alguns deles é primordial para que os empreendedores consigam lidar com os desafios ligados ao empreendedorismo. Embora pareçam bem diferentes entre si, dois aspectos unem esses tipos: a vontade de trabalhar com liberdade e o desejo de colocar os seus sonhos em prática.

O empreendedor imitador é um dos principais tipos de empreendedores

Sem dúvidas, este é um dos tipos mais comuns no mercado. Alguns consideram antiético adotar esta postura, mas a verdade é que eles são preponderantes em muitos setores. O empreendedor imitador observa que o outro tem sucesso e deseja efetuar a cópia perfeita do negócio alheio com o objetivo de ser bem-sucedido. Na verdade, um negócio deste porte pode ser considerado o clone perfeito da empresa original.

Mesmo que possa parecer algo errado, manter o molde do novo negócio de acordo com o original que obteve sucesso dentro dos parâmetros legais não é considerado ato ilícito. Mas atenção, há uma boa diferença entre copiar uma ideia de negócio e que esse sirva de inspiração para a realização do seu projeto. Por isso, o ideal é conduzir o seu negócio de forma honesta e criar um modelo próprio de gestão.

O empreendedor determinado se destaca pela persistência

Ser persistente é bem diferente de ser cabeça dura. Uma pessoa persistente corre atrás dos resultados possíveis e que dependem do seu esforço. Já uma pessoa cabela dura não dá o braço a torcer mesmo percebendo que as suas ações não gerarão bons resultados.

O empreendedor determinado persegue os seus sonhos e fazem de tudo para alcançá-los. Eles percebem a importância de ter um negócio próprio e visualizam chances de negócio sem copiar ou roubar a ideia de sucesso de outro empreendedor. Manter o foco é palavra de ordem para este empreendedor.

O empreendedor cético e sua mania pelo questionamento

A principal característica de este tipo de empreendedor é que ele sempre questiona o sucesso alheio. Além disso, analisa os negócios e tenta perceber o que os fez crescer. Quem é cético costuma crer que uma pessoa foi bem-sucedida porque o universo conspirou ao seu favor. Este tipo de empreendedor não acredita no sucesso através do trabalho e pode se tornar uma pessoa tóxica e assustadora.

O empreendedor pesquisador busca novas estratégias e possibilidades

Certamente, este tipo de empreendedor conquista pela sua sede de conhecimento. Nada o deixa na zona de conforto e está em constante busca pelos melhores resultados. Além de pesquisar, é primordial que este empreendedor saiba como colocar em prática suas ideias, ou seja, seja capaz de agir em conformidade a sua pesquisa.

O empreendedor experiente desenvolve uma longa carreira

O empreendedor deste tipo caracteriza-se por pretender gerar um legado e potencializar os seus negócios a todo momento. Como eles já passaram por todas as fases de criação e desenvolvimento de uma empresa, eles têm experiência em negócios. Normalmente, este tipo de empreendedores está sempre a postos para tirar dúvidas das novas empresas. Vale a pena tê-los por perto!

Em suma, no mundo dos negócios é possível encontrar diversos perfis de empreendedor, nem por isso é possível dizer que um ou outro tem mais chances de ter sucesso. O ideal é atuar conforme os seus valores, conhecimento e expertise. Não há como negar que a educação, o meio social e as experiências anteriores podem interferir diretamente no tipo de empreendedor que você se tornou.

E você, se identificou com algum destes perfis? Conte-nos através do campo de comentários!

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner