Dicas empreendedoras para expandir o seu negócio

O conceito de empreendedorismo, grosso modo, compreende a capacidade de buscar inovações, de produzir novas ideias e implementá-las, saindo da zona de conforto e tirando os planos do papel.

Sendo assim, o empreendedor, quando tem sucesso em seu empreendimento, logo terá a necessidade de alçar novos voos. Mas e por onde começar? O que fazer? De que forma expandir o empreendimento? Veja as dicas.

Diversificar os seus produtos e serviços

Abrir mais o leque de produtos ou serviços oferecidos pode ser uma das maneiras mais eficientes de expandir o empreendimento. Mas é preciso bastante cuidado, pois tem que ser algo que complemente o que já se tem e não algo que seja de outro segmento. Exemplo: uma loja de rações e produtos veterinários pode incrementar o que oferece aos clientes ao disponibilizar acessórios para pets, como roupas, camas, casas etc. Ou ainda, pode expandir oferecendo serviços, como banho e tosa. O segredo é limitar-se ao que tem a ver com o segmento, que não impede que se abrace novos mercados, como no exemplo dado acima.

Antes de se jogar em uma empreitada o ideal é consultar os clientes – fazer uma pesquisa perguntando o que mais eles gostariam de ver à venda no estabelecimento, e a partir disso, tirar as ideias.

Transformar o negócio em franquia

Uma boa marca pode possibilitar a expansão de seu negócio, por meio de franquias – é uma boa maneira de expandir e angariar capital, já que os gastos serão do franqueado, mas é preciso que se esteja ciente de que se vai abrir mão da empresa e ainda ajudar no gerenciamento de outra – ou de outras. Ao falar em “outras”, outro ponto vem à tona: a sua empresa está capacitada a abrir lojas em escala? Já existe algum conhecimento e experiência na área de distribuição? O que você tem a oferecer ao franqueado além dos produtos, em termos de suporte? Esses e alguns outros questionamentos devem ser feitos antes do empreendedor decidir entrar no sistema e também para ajudá-lo a tomar a decisão, saber se é esse mesmo o caminho que quer seguir.

Diversificar os canais de venda

Uma das formas de expandir é alcançar novos mercados. Dependendo do tipo de negócio, é possível trabalhar com representantes comerciais e distribuidores, para atuarem em outros mercados – que podem ser outras cidades ou mesmo em outros bairros, uma vez que em cidades grandes há bairros que são bastante afastados. Outra forma é de começar uma loja virtual, caso o negócio ainda não esteja online – isso bem planejado, uma vez que haverá produtos a entregar via frete e que exigirá uma boa logística.

Fusões ou aquisições, parcerias, a venda de licença de fabricação de um produto ou abrir outras unidades também são formas de expandir o negócio – tudo vai depender do que é mais viável e dos recursos disponíveis para isso. Seja qual for o caso, é importante ter em mente que requer uma pesquisa aprofundada, um planejamento e um plano de negócios, para que se tenha uma boa base para a expansão.

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner