festival empreendedorismoHoje, no Brasil, existem mais de 17 milhões de empresas abertas. Só nas grandes capitais como, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, são mais de 2 milhões. O que fazer para se destacar no mercado? O que você precisa fazer para empreender no Brasil? Primeiramente você precisa saber o que quer fazer, o que vai precisar fazer e, claro, quem estará junto nesta etapa com você.

Segredo sobre seu negócio?

Ah, você teve uma sacada genial, mas não quer contar para ninguém com medo de que roubem sua ideia? Esqueça isso. Quanto mais pessoas souberem o que você pretende fazer, mais feedbacks você terá. Conseguirá ver os prós e contras. Se é alguma franquia, é bom saber o que as pessoas têm a falar sobre isso.

Vá a eventos

Feiras, congressos, palestras e cursos são muito importantes para quem quer empreender. Além de networking, você vai tirar de proveito dos cases de sucesso ou mesmo dos que não deram certo, é errando que se aprende, não é mesmo?

Treine muito seu discurso

O pitch nada mais é que o seu discurso para vender seu peixe. Quando você está em uma reunião de negócios e precisa explicar para o possível investidor, lembre-se de responder algumas questões em seu pitch como, por exemplo, qual é o público alvo do seu produto, se existe concorrência, qual é o seu diferencial, monte um mini modelo de negócios expondo como será a monetização, se você possui uma equipe com você, descreva o que cada um faz de importante, dê crédito ao que eles fizeram. Quais as expectativas de futuro? Planeje estratégias. E deixe claro o valor necessário para investir em seu negócio. Seja conciso, objetivo e claro. Nunca enrole seu investidor.

Você precisa de um Sócio?

Sim, é uma boa opção. As vezes precisamos de alguém para nos auxiliar, trocar ideias, pois o empreendedor além de vender o seu trabalho, tem que entregar o produto para o cliente e precisa cuidar das finanças também. Como uma única pessoa pode cuidar de tudo isso ao mesmo tempo? É necessário dividir as tarefas. Por isso, ache alguém que te complementa. Se você é um ótimo vendedor, mas não entende nada de finanças, está é uma boa saída.

Não desista

Provavelmente obstáculos irão aparecer. Contudo, não desista, tente resolvê-los da melhor maneira possível. Faça cursos, converse com outros empreendedores, veja quem são seus concorrentes e se eles já passaram pelo que está passando. Como eles reagiram? Tente cases de sucesso, é uma boa opção de aprendizado. Procure empresas que dão treinamento para sua área. Mantenha-se sempre atualizado.

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner