Dicas para estudar o mercado de Franquias

Ter uma franquia é uma oportunidade de negócio para quem tem o espírito empreendedor, é um modelo de negócios que vem crescendo ano após ano.

Fazer parte do mercado de franquias é fazer parte de um padrão de negócio já estabelecido que pode lhe garantir sucesso ou levar ao fracasso, caso não haja estudo e preparo. Cada franquia exige um tipo de perfil, um determinado capital, algumas competências, experiências, entre outros, por isso, é necessário estudar as opções e ir eliminando as que menos tem afinidade com você, pois ter afinidade com o tipo de negócio é essencial para o sucesso.

Além de estudar sobre o funcionamento do mercado de franquias, é importante analisar o tipo do negócio escolhido para saber se é compatível com o seu perfil de empreendedor, e antes de tudo avaliar a si mesmo para saber se você tem um perfil empreendedor, caso contrário tudo será em vão. Outra dica valiosa é conhecer outros franqueados e ouvir seus conselhos.

Trabalhe com análises de franquias que se encaixam no seu orçamento, e não conte com empréstimos, quanto menos riscos melhor, pense sempre a longo prazo. Deve-se levar em conta que será preciso investir capital para adquirir a franquia, e também ter um capital para mantê-la até que ela comece a dar lucro; para ajudar nesse quesito, pesquise em fontes confiáveis, mas principalmente, peça ao franqueador para fornecer alguns dados que possa contribuir com a sua análise sobre o investimento, e para saber sobre a lucratividade e tempo de retorno dos investimentos que serão feitos.

Questione-se o tempo todo:

  • É isso mesmo o que quer? Faz parte do seu sonho?
  • Quais os obstáculos? Como desviá-los ou superá-los?
  • Aceitará as normas e padrões estipulados?
  • Quem é o seu público e onde ele está?
  • Está se precipitando?
  • A franquia escolhida tem credibilidade no mercado? Conhece a história da empresa?
  • É uma escolha promissora? Como pretende estar daqui 5 e 10 anos?

Abrir uma franquia é realizar o sonho de ser o seu próprio chefe, sem se preocupar com criação e alcance de marca, mas terá que pagar por usar uma marca já aceita pelo público e consolidada no mercado. A realização desse sonho dependerá dos estudos e análises feitas por você, vale a pena contar também com uma ajuda profissional para isso.

Para finalizar, antes de assinar qualquer contrato leia tudo e depois se dedique de coração, pois essa poderá ser a maior fonte de renda sua e da sua família, por muitos anos.

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner