Como não procrastinar no trabalho

Certamente, você já se deparou com um trabalho que precisava ser entregue até certo prazo, mas por inúmeros motivos acabou atrasando e ultrapassou o período limite, não é mesmo? Bem, muitas vezes as razões pelas quais as pessoas deixam para amanhã o que realmente podem fazer hoje são variadas.

No entanto, muita gente reluta em confessar a incidência de questões bobas do dia-a-dia nesse atraso, como um vídeo de cinco minutos recomendado por um amigo, a visita da namorada no meio do dia, o telefonema da mãe durante o trabalho.

Essas questões pessoais que atrapalham o andamento do trabalho, mas que as pessoas insistem em dizer que são situações importantes a ser resolvidas, são responsáveis por insucessos no meio laboral, inclusive podem gerar demissões, mesmo que indiretamente. Se você não quer ser atingido pela procrastinação e quer potencializar o empreendedorismo no seu trabalho, não deixe de conferir estas dicas:

Não deixe para amanhã, faça hoje!

Tenha em mente o que tem de fazer

Defina o que é preciso fazer ao longo do seu dia de trabalho. Utilize uma agenda para se organizar melhor, ao acordar verifique todas as atividades que necessitam ser realizadas. Ao iniciar o dia com organização você conseguirá melhores resultados.

Estabeleça passos para realizar as tarefas

Depois de organizar a rotina, o ideal é analisar formas de potencializar a realização dessas atividades. Isto é, montar um passo-a-passo para cada atividade.

Comprometa-se. Estabeleça prazos.

É preciso ter consciência que os prazos fazem parte de qualquer atividade laboral. Independente de ser um profissional autônomo ou assalariado é fundamental considerar que existem pessoas que dependem das tarefas que precisam ser executadas por você. Contar com prazos confere certa pressão, no entanto, é um recurso fantástico na hora de montar o plano diário de ação.

Ache truques que motivem

Truques motivadores podem ser uma ferramenta vantajosa para trabalhar com mais disposição. Um intervalo de 5 minutos para um cafezinho após duas horas de trabalho pode ser uma ótima pedida, não é mesmo?

Avalie quais gatilhos diminuem a produtividade

Neste sentido, é fundamental ter consciência sobre os aspectos que podem atrapalhar o desempenho das tarefas. Um bom exemplo disso é precisar fazer o jantar mas não ter conseguido finalizar o relatório para o chefe. É provável que o jantar não seja preparado rapidamente se você está com a cabeça focada no relatório.
Estas são apenas cinco dicas para deixar de procrastinar e encarar o trabalho com responsabilidade, motivação e foco. Fique atento aos mínimos sinais de procrastinação e busque dar uma guinada antes que seja tarde demais.

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner