É preciso correr riscos para empreender

Empreendedorismo é uma ação que necessariamente envolve riscos. Na verdade, pode-se dizer que empreender é a arte de correr riscos, uma vez que, para dedicar-se ao seu negócio, você precisa abrir mão de diversas seguranças como tempo regular de trabalho, salário fixo, férias, feriados, etc. e o próprio empreendimento por si só, corre o tempo inteiro riscos de não dar certo, especialmente nos primeiros anos.

Por isso, ao iniciar um projeto, a primeira certeza que um novo empreendedor precisa ter é a de estar disposto a correr riscos, saber exatamente quais riscos são esses, traçar métodos que reduzam ao máximo os principais riscos (o de ficar sem dinheiro) e preparar-se para conseguir passar por eles, caso aconteçam. Lembre-se que não existe negócio que seja 100% seguro e, por isso, o seu grande desafio deve ser entender os riscos ligados a cada tipo de negócio e minimizá-los.

Principais riscos que Empreendedores correm

  • Novidade no mercado: um projeto que é novidade em uma região pode ser uma ótima oportunidade de crescimento rápido e conquistar um nicho inexplorado, porém, nesses casos existe um grande risco de o seu negócio não ser aceito pelo público e não decolar. Para minimizar esse risco, pesquise em segmentos que tenham características semelhantes ao seu, os hábitos do público, afinidades, que possa utilizar como base para traçar a melhor estratégia. Pesquisas de opinião podem ser uma boa alternativa.
  • Negócios já existentes: Negócios que já existem no mercado tem a vantagem de uma possível aceitação do público e a desvantagem da concorrência. Nesse caso, pesquise estratégias de crescimento, características próprias de produtos concorrentes; faça pesquisas sobre a realidade do mercado e tente buscar diferenciais e atrativos com base nessas informações.

A melhor maneira de conhecer de fato os riscos é pela pesquisa. Eles são inerentes à qualquer negócio e sempre vão existir, quer você conheça ou não. Diante de todos os riscos, o que fará a diferença entre o fracasso e o sucesso de um empreendedor é que, em um bom empreendimento, os riscos são calculados e a empresa, preparada para assumi-los.

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner