os-principais-erros-dos-franqueados-300x219

Como em qualquer negócio, é preciso ter ciência do que pode ou não pode fazer para melhorar sua franquia. Claro que não temos a fórmula perfeita, isso seria impossível, porém com um pouco de conhecimento sobre seu negócio e trabalho é possível reconhecer alguns sinais de que algo está errado e melhorar a tempo.

Local ideal para sua Franquia

Já vimos que é necessário a escolha de um local bom para que seu negócio dê certo. Seja um ponto comercial ou mesmo uma franquia home based é interessante que a escolha não prejudique seu trabalho.

Quando se trata de uma franquia, muitos dos franqueadores escolhem o local baseados em pesquisas, isso às vezes muitas vezes acaba ajudando os franqueados, pois devido a pesquisa é possível saber se existem outras franquias da mesma marca próximo, os concorrentes, os possíveis compradores, por isso um estudo do local sempre é indicado.

Se você trabalha em casa, o local não é tão importante assim, concorda? Errado. É importante sim, pois você não atenderá seus clientes em casa. Precisará encontrar um local para reuniões e isso é importante para seus clientes perceberem que mesmo sendo um home based, você possui locais para discutir ações para eles, não necessariamente a empresa deles. Por isso a escolha de cafés, coworks ou espaços culturais, dentre outros locais para se fechar negócios ou mesmo trabalhar, é uma pedida viável.

Perfil empreendedor

Quando você adquire uma franquia você já tem o modelo pronto. Geralmente não pode alterar nada, pois é assim que funciona. Portanto, se você é um empreendedor saiba como funciona o sistema do negócio que está adquirindo, pois pode acontecer de muitas aprimorarem os processos com o auxílio do empreendedor. Como esse perfil geralmente quer sempre buscar ações que melhorem os processos e tem uma visão abrangente, muitas franquias aceitam o contato desse franqueador que irá mostrar o que pensou e entrar em comum acordo se será utilizado ou não.

Comunicação

Como dizia o saudoso Chacrinha “quem não se comunica se trumbica” e é exatamente isso. Sem comunicação não tem como executar um trabalho bem feito. Se o franqueador não conversa com o franqueado como a franquia vai prosperar? É necessário a troca de experiências, falar o que está ou não funcionando na franquia. Mostrar que ideias novas podem ser incorporadas e dar muitos resultados.

Gestão

É preciso saber administrar bem o faturamento para não se perder. Quando você pensa em ter uma franquia de sucesso precisa saber quanto vai disponibilizar. Pois é necessário ter uma verba para o franqueador, os fornecedores e claro para você. Por isso é preciso saber administrar. Sem uma boa gestão as chances de fechar a empresa são grandes.

Trabalhar

Não é piada, o assunto é sério. Se você não se esforçar e arregaçar as mangas não obterá lucros.  Sem trabalho, a marca sozinha não é nada. É preciso ter as funções de cada colaborador pré-estabelecidas para que a franquia caminhe e prospere. Sem trabalho sem dinheiro, consequentemente portas abaixadas.

Se trabalha sozinho tenha em mente que nos primeiros momentos trabalhará por horas a fio sem descanso para colocar seu negócio em ordem. Contudo se você for organizado é mais fácil que tenha tempo para todos os projetos como casa, família, trabalho e diversão. É somente saber se organizar e priorizar.

 

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner