Erros que devem ser evitados quando se está buscando um sócio

Quando é o melhor momento para buscar um sócio? No início da empresa, no meio, em crise ou quando está bem para melhorar ainda mais? O bom empreendedor procura um sócio para alavancar seu negócio, procura uma pessoa para preencher as lacunas que infelizmente ele não consegue.

Contudo como qualquer outro projeto é preciso saber se um sócio é mesmo necessário. Planeje com cuidado, coloque no papel os prós e os contras e escolha a pessoa certa, que vai contribuir com você para o crescimento da empresa.

Após o planejamento e visto que é realmente necessário um sócio a tarefa mais difícil é quem será o parceiro na empreeitada. Ter uma sociedade requer comprometimento de ambas as partes, é poder somar capital, conhecimento e networking.

Alguns erros que os empreendedores mais cometem ao selecionar um sócio para trabalhar lado a lado com ele:

  • Não está errado, mas é preciso tomar cuidado ao escolher amigos e parentes para entrar neste projeto com você. Escolha bem, não fique com medo de conversar sobre assuntos de trabalho. Nunca leve trabalho para casa e vice-versa. Separe os problemas, assim o trabalho flui melhor.

  • O sócio não é um benfeitor ele é uma pessoa que vai ajudar a crescer o empreendimento. Procure algo que vai melhorar a empresa. O sócio está lá para preencher as lacunas que você não consegue. Se você é a pessoa da criação, mas precisa de alguém para planejamento estratégico, procure entre seus contatos alguém que possa suprir a demanda.

  • Em tomadas de decisões lembre-se que a decisão cabe aos dois. Nunca somente um pode resolver sobre o bem estar da empresa.

  • Sócio não é bóia de salva-vidas. Ter um sócio é dividir com ele as tarefas e não achar que ele irá solucionar todos os problemas.

  • Não escolha um sócio com habilidades parecidas. É preciso ser diferente, assim a empresa fluirá melhor.

  • Uma coisa muito importante é encontrar um sócio ético e com princípios parecidos com o seu.

  • Procure um sócio que esteja focado no seu projeto, se ele tiver outros objetivos pode acontecer da empresa não ir para frente.

  • Não procure um sócio por apenas as habilidades que você precisa momentâneamente. Pense a longo prazo.

  • É preciso deixar os papeis bem definidos. O que cada sócio terá que executar, assim ocorrerá menos discussões.

  • Faça reuniões semanais para discutir sobre problemas que surgiram e como será solucionados. Nunca fique em desalinho, é preciso que os sócios falem a mesma língua com seus colaboradores.

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner