Investir e iniciar o próprio negócio é a grande possibilidade de muitas pessoas em alcançar voos cada vez mais altos e se destacar num mercado cada vez mais concorrente. E apostar nos modelos de franquias têm sido a grande solução de muitos empreendedores que desejam expandir rapidamente.

Mas alcançar resultados satisfatórios exige dos franqueados uma boa dose de comprometimento com o próprio negócio, afinal, é preciso um bom planejamento para poder avaliar se as estratégias de crescimento estão dando certo ou não.

Pensando nisso, levantamos 3 dicas para quem deseja expandir o negócio. Acompanhe!

  1. Qual seu diferencial competitivo?

A decisão de expandir uma franquia deve ser estruturada em um bom planejamento, levando em consideração o modelo de negócios, a infraestrutura e os processos, de forma a garantir que a nova unidade cresça de forma sustentável e com rentabilidade, visando não apenas os ganhos do franqueado, mas também para o franqueador.

É preciso que o empreendedor entenda qual o diferencial competitivo do seu negócio e o que pode oferecer de diferente em relação a concorrência, bem como compreender a cadeia de valor e realizar uma boa avaliação dos riscos e oportunidades da empresa.

  1. O negócio é viável?

Não adianta sonhar em expandir uma franquia se o negócio não tem viabilidade econômica e financeira. O erro de muitos empreendedores é estabelecer estratégias de expansão sem levar em consideração um bom diagnóstico dos aspectos operacionais, administrativos e financeiros da franquia.

É preciso que o empreendedor tenha em mãos planilhas e cálculos financeiros que possam subsidiar a tomada de decisão, pois é a partir daí que será possível analisar a viabilidade financeira do negócio.

Cálculos das taxas de franquias, dos royalties e dos índices de faturamento são importantes indicadores que devem ser levados em consideração na hora de estabelecer uma estratégia de expansão.

  1. Estude outros nichos

Se o mercado atual está sendo promissor, estudo outros nichos ainda pouco explorados e que podem ser conquistados. Muitos empreendedores acabam se restringindo a um único setor e deixando que novas oportunidades de negócios sejam perdidas.

O fato é que o mercado é vasto e muita coisa ainda é pouco explorada. Além disso, encontre diferenciais que podem ser oferecidos aos clientes e que ainda não foram utilizados por outras empresas, assim é possível ganhar uma fatia maior do mercado.

Vale destacar que independentemente do tipo de negócio que se deseja montar ou que se quer expandir é muito importante fazer um bom planejamento. É fundamental que o franqueado estude o mercado e não arrisque suas economias com chutes sem acerto.

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