A importância da autoanálise crítica do franqueado

Como qualquer empreendedor, um franqueado não deve se deixar levar por atitudes impulsivas. A decisão de ter um negócio, seja uma franquia ou outro tipo, é um passo muito importante e que deve ser analisado com cautela, pois vai além de apenas gostar do produto, da marca ou nicho, é necessário que, antes de tudo, se faça uma autoanálise de perfil e verifique se há encaixe com a oportunidade de negócio.

Conhecendo a franquia

Ter uma franquia é participar de uma rede que possui padrões que devem ser seguidos. Geralmente, são normas pré-estabelecidas pela franqueadora. A partir dessas regras, a franqueadora pode ficar mais tranquila de que terá seu padrão seguido e, assim, a marca protegida, objetivando o sucesso.

O franqueado vai seguir um modelo que já deu certo. Essa, sem dúvidas, é uma das grandes vantagens em se ter uma franquia, mas é necessário que entenda que, embora seja um empreendedor, vai seguir um modelo, gerenciar uma equipe e terá uma supervisão da franqueadora, pois o modelo de negócio deve ser respeitado.

A Autoanálise crítica do franqueado

O franqueado deve fazer uma autoanálise do seu perfil, para não só entender suas necessidades, mas saber se possui o perfil indicado para ter uma franquia. Fazer uma análise do próprio perfil pode fazer você se conhecer melhor e entender se está no caminho certo.

Para ser bem-sucedido no processo de autoconhecimento, o franqueado pode anotar em um caderno ou em seu computador as informações que for coletando. Esse processo é importante para que possa ler, posteriormente. É possível começar a autoanálise anotando algumas informações importantes sobre a própria situação financeira, como, por exemplo, escrever sobre quanto tem a investir e qual a expectativa com a franquia.

Para continuar a autoanálise, é muito importante avaliar outros quesitos, como

  • Tempo para dedicação;
  • Habilidades, e
  • Atividades com as quais não se identifica ou não considera agradáveis.

Adequação do perfil ao da franqueadora

Para ter sucesso no negócio de franquia, além da autoanálise, é necessário entender a franchising. Caso o possível franqueado ainda não tenha experiência, a dica é ler mais sobre assunto, estudar sobre o franchising e, sempre que possível, considerar oportunidades de negócios.

Com o tempo, será possível entender mais sobre o modelo de negócio da franquia e se adequar ao perfil de franqueado. Por isso que, antes de tudo, é muito importante a autoanálise de perfil e, após a busca pelo conhecimento, é muito importante que o franqueado esteja sempre atualizado e se mantenha em busca de aprimoramentos para uma melhor gestão.

O processo de aquisição da franquia WSI, ajuda o candidato a conhecer a franquia bem como conhecer a si próprio para que possa tomar uma decisão madura na hora de adquirir a franquia.

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner