O poder de ser líder na sua equipe e não apenas o chefe

Em cursos de gestão muito se busca questionar o poder de ser líder de uma equipe e o quão diferencial isso pode ser para a empresa. Conseguir achar/identificar um líder não é fácil e, claro, tornar-se um líder também não.

São capacidades técnicas e humanas a ser desenvolvidas, saber lidar com gestão de conflitos e ainda a própria experiência, pode fazer com que você se torne um líder.

O líder é diferente do chefe, ele engaja a sua equipe, consegue perceber os problemas, esta aberto ao diálogo, a mudanças e não se mostra apenas com um amigo da equipe, em muitos momentos ele pode ser o chato da vez. Mas como me tornar um líder?

A figura do líder

O líder deve ser determinado e otimista. Nenhum funcionário vai se motivar se tiver como líder um gestor desmotivado que não acredita na sua equipe e não consegue buscar soluções a não ser colocar a culpa nos outros.

Um empreendedor que é líder consegue identificar estratégias de crescimento para os próximos anos, além de ter capacidade de negociação, e muitas competências para conseguir gerir problemas internos ou externos e mesmo assim não ficar abalado.

Esqueça o amigo da turma

Muitos funcionários identificam o líder como sendo o amigo, diferente do chefe. Esta imagem precisa ser modificada. Não que o líder seja o carrasco da equipe, ele pode ser sim um amigo, mas pode ser também o chato da vez e dizer não quando a equipe espera um sim.

O amigo neste caso é quando a equipe confia em seu trabalho, na tomada de suas decisões e o que ele acredita ser melhor para equipe. Em muitos momentos o líder vai ser chato, pois deverá cobrar de sua equipe, pois ele também é cobrado. E para fazer isso é necessário postura, equilíbrio ou solicitar algo ou explicar. Nem sempre tudo fica explicito e a partir daí podem ocorrer os erros.

Se a sua relação com a equipe não é das melhores, esqueça que se fazendo de amigo dos funcionários as coisas melhoram. Uma boa relação entre todos é imprescindível, só que ela precisa ser respeitada, e não pode ser confundida. O poder de ser líder é perceber que todos desempenham papeis importante e que trabalhando juntos podem fazer a diferença.

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner