O que é franquia familiar? Vale a pena?

Os negócios em família sempre foram muito comuns no Brasil. O chamado empreendedorismo familiar é um negócio que pertence e/ou é administrado por mais de um membro da mesma família. Muitas vezes dá certo, e outras não. Por isso, antes de ter ou assumir um negócio em família é preciso ter bastante cautela.

E a franquia familiar? Você já ouviu falar? É basicamente uma família trabalhando junto na franquia. Não necessariamente pais e filhos, mas familiares que tem alta confiança, que se conhecem bem e acabam optando por investir em uma franquia e fazem isso unidos.

E isso tem ocorrido no país. Quando o valor é alto para investir em uma franquia, familiares se unem e compram a franquia para começar o negócio, um outro motivo pode ser que cada membro da família seja especialista em algo específico e que unidos eles consigam atender uma boa parte das qualificações necessárias para o desenvolvimento do negócio, entre diversos outros que fazem com que essa opção seja vantajosa para todos os envolvidos. Até aí não tem nada de errado, mas como qualquer negócio não dá para confundir as relações.

É preciso ser realista em relação aos seus familiares. Antes de mais nada, é preciso analisar se vocês conseguem lidar com as pressões de uma franquia.

Negócios e a família já são complicados por si só e um casamento entre os dois nem sempre é bem-sucedido. Sendo assim, antes de decidir assumir um negócio em família, certifique-se de analisar bem a sua dinâmica familiar.

Na administração do negócio se faz importante ter a presença de alguém mais imparcial, caso contrário às emoções falam mais alto e podem acabar atrapalhando os negócios. Isso não apenas relacionado ao caso familiar, mas todos os negócios precisam ser levados desse modo, o que não faria que na familiar fosse diferente.

Vale investir em uma franquia familiar?

Depende. Isso varia muito do grau de confiança e amizade com o familiar. E não é preciso ser muito amigo, apenas tendo confiança já é um grande passo. Investir em uma franquia familiar facilita o processo na compra de uma franquia que tem alto custo, mas também caso o negócio não dê certo, não se perde um mero conhecido ou amigo, se perde alguém da família.

Por isso é preciso pensar muito bem antes de investir em uma franquia familiar. Conhecer os familiares, deixar claro como vai funcionar o negócio, o que cada um vai fazer, quais serão as responsabilidades, o que cada um vai ganhar. Certificar-se bem destas questões para não deixar nenhuma dúvida, e claro fazer um contrato em firma reconhecida para eventuais problemas futuros.

Algumas recomendações

  • Separar bem o trabalho de casa. Não misturar os problemas familiares com o trabalho;
  • Funções bem atribuídas a cada um: é preciso deixar bem claro no que cada membro da família vai trabalhar e o que vai fazer;
  • Cada familiar necessita fazer uma especialização, curso ou ocupar uma função dentro do empreendimento: é importante que os membros da família busquem crescer fora e dentro da empresa, isso dará mais credibilidade ao negócio;
  • Consultar sempre a família antes de tomar qualquer decisão dentro do negócio: a família precisa ser consultada para que a empresa seja bem sucedida;
  • O administrador precisa ser firme e coerente em suas decisões e nunca deixar que os laços familiares deixem as decisões valeram mais que a da gestão;
  • Valorizar as qualidades de cada um: trabalhando em família assim como em qualquer outro negócio, é preciso valorizar as qualidades de cada membro da família. Isso ajuda a pessoa a querer ser melhor no trabalho e consequentemente a empresa ganha com isso também.

Trabalhar em família tem seus benefícios, mas também é preciso cuidado. Se você pensa em abrir uma franquia familiar seja bem específico com seus familiares sobre direitos, deveres e o que espera de cada um dentro do negócio. Muitas franquias familiares tem dado certo no Brasil, mas pra isso é preciso seguir um modelo de gestão, onde todos se respeitam e cada um desempenha com dedicação o seu trabalho.

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner