O que é ser Empreendedor - Franquia WSI Empreendedorismo

No Brasil, anualmente surgem inúmeros novos negócios, em todas as áreas e setores da economia. A vontade de ser dono da própria empresa, colocar em prática diferentes ideias e inovar aumenta cada vez mais, principalmente com a tecnologia que possibilita a criação de novos empreendimentos, como as startups e o e-commerce.

O empreendedor é alguém que sai do seu lugar comum e produz algo novo, que ainda não exista no mercado. Usa a criatividade e imaginação para inovar, transformando uma ideia em algo concreto. É uma pessoa sonhadora, com espirito de liderança e, acima de tudo, determinação para fazer as coisas de fato acontecerem. Mas também é alguém que precisa:

• Correr riscos;
• Ser extremamente otimista;
• Tomar decisões importantes, que vão influenciar em todo o seu negócio;
• Ter espirito de iniciativa;
• Estar um passo à frente;
• Ter uma visão objetiva do futuro, com metas e planejamentos a curto, médio e longo prazo;
• Ser comunicativo e saber lidar com pessoas;
• Aprender com os próprios erros e com as dificuldades e altos e baixos que surgem no dia a dia.

Para conseguir ser bem sucedido em um empreendimento, não há uma receita correta a seguir, pois está ligado ao desempenho de seus fundadores. Embora o número de novas empresas que surgem anualmente seja muito grande, um estudo feito pelo IBGE em 2010 mostra que a cada cem empresas abertas, 48 fecham nos três primeiros anos. Alguns erros comuns cometidos pelos empreendedores, como falta de planejamento e de compatibilidade com o resto do mercado são decisivos e influenciam diretamente esses dados.

Tipos de empreendedor

Existem dois tipos de empreendedor, basicamente, o que empreende por necessidade, precisa de renda para si e para sua família e começa um novo negócio por não ter outras oportunidades de emprego, já o por oportunidade geralmente inicia o empreendimento com o objetivo de aumentar a sua renda ou de ser independente no trabalho. Dentro dessas especificações existem tipos de empreendedores, como o social, que percebe a importância de novas ideias dentro do meio social e como suas atitudes podem mudar esse ambiente. Também são alguns exemplos de empreendedores:

Tipos de Empreendedor

Empreendedor Cooperado:

Como o próprio nome diz, está ligado a uma cooperativa e depende do trabalho em equipe, a exemplo dos artesãos. Já o corporativo trabalha para alguém ou uma empresa em específico com novos projetos e pode ser chamado também de intraempreendedor.

Empreendedor Franqueado:

Que tem a iniciativa de começar um negócio próprio e o franqueador, responsável por montar uma rede de empresas.

Empreendedor Individual:

já formalizado e que decide começar uma pequena empresa. Geralmente trabalha sozinho ou com apenas um funcionário.

Empreendedor Público:

O empreendedor público tem suas característica semelhantes ao corporativo, mas nesse caso é alguém que trabalha no setor governamental e consegue inovar com diferentes projetos.

Como iniciar um empreendimento de sucesso?

Conhecer o local e ramo em que deseja abrir uma nova empresa, pesquisar a fundo todos os detalhes dos serviços ou produtos que pretende oferecer e observar quais as melhores formas de divulgação para o negócio são medidas importantes para quem quer empreender.

É essencial não ter medo! Medo de ousar, de inovar e de falhar. O medo de sair da zona de conforto pode ser extremante limitador para quem sonha em começar um novo negócio. Se você é uma das pessoas que desejam ser empreendedoras, abra seus horizontes, pesquise, ganhe conhecimento, fique atento às novas tecnologias e por último, arrisque e vá além. Pode não haver uma receita especifica para seguir, mas levar em conta algumas dessas dicas muito importantes ajuda e muito na concretização de seu sonho como empreendedor.

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner