O que o empreendedor precisa aprender após errar?

Ninguém gosta de investir tempo e dinheiro e ver o seu negócio falir. Muitos empreendedores perdem o rumo quando isso acontece e não querem tentar mais abrir outros negócios. Mas isso é errado. É preciso aprender com esse erro e tentar novas abordagens no negócio. Hoje os modelos de negócios mostram como o empreendedor deverá agir para se obter sucesso, contudo nem sempre funciona desta maneira, pois é o empresário que vai gerir a franquia e ainda deixar o negócio funcionando.  

Para alguns especialistas o empreendedor precisa aprender que errar não é o fim e sim o início para novos aprendizados.

  • Todo erro é sim um aprendizado. Não confunda erro com fracasso. Como é a sua empresa? Você vende produtos? Serviços? Desses que você oferece quais foram aceitos? E quais não foram? Destes que não foram, é possível conseguir alterar algo e melhorar? Pense sempre no que você poderá melhorar nos produtos que não foram aceitos.

  • É necessário rever o plano de negócio. Esse é o momento para reformular o plano, rever os conceitos, público alvo, local. Direcionar de maneira correta.

  • As vezes o empreendedor só é especialista em um aspecto do projeto. Contudo é primordial que se conheça tudo da empresa. As finanças, o jurídico, o RH, caso não tenha habilidades, contrate pessoas capacitadas, assim não haverá problemas.

  • Uma dica preciosa é aprender com os erros dos outros empreendedores. As informações que são obtidas com as falhas são ótimos estudos de caso.

  • Contratar pessoal qualificado é obrigatório para o sucesso de qualquer empresa. Quando os colaboradores estão bem treinados e aptos para cada função, o trabalho flui.

  • Quando falhamos queremos provar que podemos fazer melhor, isso está em todo o ser humano. Persevere sempre. O empreendedor não desiste, só reformula o planejamento para melhor. Se espelhe nos empreendedores. Steve Jobs falhou, por que você não pode falhar e dar a volta por cima?

  • Não desista jamais. O que todo empreendedor precisa ter em mente é que falhas podem ocorrer, mas ficar deprimido e desistir não é uma opção. Imagina se a escritora J.K. Rowling não persistisse? O manuscrito de Harry Potter foi rejeitado em várias editoras. Oprah Winfrey foi demitida do seu primeiro emprego na TV, hoje ela possui seu próprio programa. E o melhor exemplo, R.H. Macy, uma mulher visionária para a sua época. Ela teve várias lojas e faliu sete vezes até que aprendeu com seus erros e hoje a Macy’s é a maior loja de departamento dos Estados Unidos.

 

Quando você falhar procure ajuda. Os consultores estão sempre a disposição para auxiliar nas dúvidas, nos problemas, nas falhas e possibilitar uma outra visão do seu negócio.

 

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner