O que são multifranqueados e como funciona?

Com a crescente atuação do mercado de franquia no país, uma lucrativa opção passa a figurar na lista de empresários e interessados na gestão de marcas já consolidadas no mercado, em função do investimento num negócio mais seguro e aprovado pelo público.

Consequência da alta no mercado, novas modalidades de investimento passam a aparecer como apostas mais atraentes, dada a possibilidade de gerar mais lucratividade, a exemplo do multifranqueado.

Entende-se por multifranqueado aquele empresário que possui duas ou mais franquias que podem ou não pertencer a uma mesma marca.

Embora o Brasil não possua ainda uma cultura voltada à multifranquia, é notório que o seu crescimento tem se solidificado no país nos últimos anos, representando grandes faturamentos e se consolidando na cadeia produtiva como uma das grandes promessas na economia.

Esse fator é visto pelos pesquisadores como positivo, pois além de aquecer a economia, tem como consequência a profissionalização do próprio mercado.

Vantagens do multifranqueado

Dentre os principais benefícios do multifranqueado, pode-se citar o ganho em escala do empreendimento, que tende a ser mais crescente em áreas vinculadas ao setor administrativo, de logística e marketing.

Outro aspecto interessante está no fato de que um multifranqueado terá uma atuação mais efetiva na organização das unidades de uma franquia, reduzindo eventuais custos ao integrar a gestão de negócios, recursos humanos e o setor financeiro.

Tal funcionamento é extremamente interessante para a franqueadora, pois atende de forma efetiva critérios de profissionalização da gestão, ao incorporar um parceiro de negócios que auxilie no crescimento da marca.

O funcionamento da modalidade multifranqueado é simples: o franqueado profissional terá como eixo de atuação a gestão de suas próprias unidades, ou seja, está isento da função de buscar novos franqueados no suporte para outras unidades, diferente da modalidade máster franquia, na qual tais atividades estão entre as principais funções do franqueado.

As dificuldades do multifranqueado

Embora as vantagens de ganho da modalidade multifranqueado sejam atrativas, é necessário pontuar que o ganho em escala proveniente da gestão de multifranquias apresenta uma complexidade maior, já que incorpora sistemas variados de gestão.

Nesse caso, o principal desafio é arquitetar uma estrutura minimamente unificada que possa auxiliar como suporte em todas as franquias.

Outra dificuldade inicial na modalidade multifranqueada reside na delegação de tarefas, já que atuar na administração de várias unidades implica abdicar da presença efetiva nas operações, o que irá demandar a contratação de profissionais capacitados, que possam auxiliar no monitoramento de todas as unidades sem gerar eventuais prejuízos ao negócio.

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner