Embora a ideia de abrir uma franquia seja um investimento aparentemente mais seguro do que ter o próprio negócio, é fundamental que o perfil do “futuro franqueado” seja condizente com o setor que se deseja ingressar, ou até mesmo a melhor empresa pode ir à falência.

Para abrir uma franquia e o negócio ter sucesso é preciso saber se você tem o perfil adequado para o investimento. Muitas pessoas acreditam que ter uma franquia é um negócio simples e que facilmente retorna o investimento aplicado. Mas é um grande equívoco.

No universo do franchising é preciso que tanto o perfil da franqueadora seja analisada quanto o perfil do franqueado. Não adianta abrir uma franquia que é um bom negócio se quem está à frente não tem perfil de empreendedor. Mas existe um perfil certo para abrir uma franquia?

Invista numa franquia que se enquadre no seu perfil

Investir numa franquia não significa uma “roleta da sorte”, ou seja, um lance de ganhar e perder, é preciso que a decisão seja racional e não tomada pelo impulso. O fato é que muitos franqueados tomam decisões precipitadas e acabam assinando o contrato para abrir uma franquia sem saber exatamente o que será necessário para viabilizar e prosperar o negócio.

O processo de seleção de uma unidade franqueadora precisa ser bem planejado. É preciso conhecer muito bem o setor que se deseja ingressar e mapear os riscos e oportunidades existentes.

Tenha afinidade com o setor escolhido

É preciso que o franqueado goste do negócio que está investindo. Se não tem afinidade, é bem provável que a empresa não terá sucesso. Ou seja, a chance de abrir uma franquia e o negócio dar certo é bem maior quando o franqueado está engajado com o seu empreendimento.

Por isso, é fundamental que a decisão de investir numa franquia seja embasada numa boa pesquisa de mercado e principalmente que o franqueado conheça os números da franqueadora.

Adquira experiência nos negócios

Para muitas pessoas, a ideia de empreender e abrir o próprio negócio pode ser simples e não necessariamente demandar experiência. O fato é que o franqueado precisa entender seu negócio e adquirir certa experiência em gestão de empreendimento.

Questões burocráticas, fechamento de contrato, contratação de funcionários, análise de viabilidade econômica, são alguns itens que não podem faltar no rol de informações para quem deseja abrir uma franquia.

Além disso, o franqueado precisa estar atento a firmar bons relacionamentos e negociações, precisa estar engajado em boas táticas de vendas, ou seja, firmar parcerias é uma boa tática para formar uma boa relação entre clientes, fornecedores e demais envolvidos no negócio.

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner