Quais são os custos envolvidos na abertura de uma franquia?

Os custos são a principal preocupação de um franqueado, uma vez que, além de investir em questões estruturais e taxas, provavelmente precisará investir um pouco mais nos primeiros meses para manter o fluxo até que seu negócio alcance uma estabilidade.

Em muitas situações, esses custos não são totalmente explicitados no momento do planejamento e diversos outros gastos “extras” aparecem no decorrer do processo, o que, muitas vezes, pode atrasar ou, até mesmo, inviabilizar o seu desenvolvimento.

Em geral, esses custos não são maiores do que os custos de um negócio fora do modelo de Franchising e, se forem bem administrados, não atrapalharão o seu desenvolvimento. Conheça abaixo alguns dos principais custos reais para se montar uma franquia:

Taxas para abrir uma franquia

Toda franquia possui taxas de montagem que, muitas vezes não são totalmente esclarecidas até a abertura do negócio. Por isso, pesquise e busque esclarecer com o franqueador todas as taxas e custos necessários em detalhes. Conheça, também em detalhes, todos os tributos que sua empresa precisará pagar.

Ponto Comercial

Como em qualquer outro negócio, o investimento em infraestrutura se inicia na aquisição do ponto comercial. Preste bastante atenção a todas as exigências feitas pelo franqueador, para que você não se decepcione ao escolher um ponto que não atenda a essas necessidades, e seja obrigado a se mover para outro ponto de maior custo.

Custos administrativos de uma franquia

Franquias possuem grandes burocracias, uma vez que também envolvem os franqueadores. Isso irá custar em espaço, pessoas e equipamentos que precisam ser avaliados. É provável que você também precise de advogados, despachantes e um contador.

Equipamentos e sistemas de gestão

A informatização dos sistemas já é uma realidade nos negócios em geral, porém, nas franquias, essa é uma condição inerente. Provavelmente você precisará custear sistemas e softwares de gestão e equipamentos, além de profissionais para realizar manutenções e atualizações do sistema. Outros custos importantes estarão relacionados às operadoras de cartões de crédito e responsáveis pela emissão de nota fiscal eletrônica.

Capital de Giro

Todo negócio, além do investimento inicial, também precisa de um investimento para a sua maturação e manutenção nos primeiros meses. Com as franquias não é diferente, mas, infelizmente, muitos empreendedores reservam pouco capital de giro e acabam por não conseguir manter o negócio nos estágios iniciais. Em algumas franquias, deve-se voltar a atenção também para a inflação, juros e cotações de moeda.

Capacitação de pessoal

Você precisará oferecer treinamentos aos funcionários, que implicarão em despesas com viagens, hospedagem, cursos e diversas outras questões necessárias para garantir o treinamento adequado de pessoal.

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner