Riscos e benefícios ao investir em franquias?

De um lado, existe uma estrutura de gestão que já está pronta para apoiar a empresa. Do outro, existe a pouca liberdade para novas oportunidades ou tomada decisões. Apesar de já estar consolidado, o modelo de negócios que as franquias trazem possuem limitações para quem decide investir. Assim como qualquer negócio, as franquias de sucesso apresentam riscos e exigem muito do empreendedor. Confira as vantagens e as desvantagens dessa forma de negócio.

Benefícios de Investir em Franquias

  • Ter um negócio com credibilidade de uma marca já conhecida no mercado: Quando se procura uma franquia é preciso estudar todas as informações da marca escolhida. Como os produtos já foram testados é um investimento certeiro, pois a empresa já nasce com um suporte da franqueadora e com uma marca pronta.
  • Apoio do franqueador: As chances de obter sucesso em sua franquia são maiores do que quando se monta um negócio independente. O franqueador já possui uma rede própria e o sucesso da marca foi fortalecido com cases de sucesso. Além de receber orientação e treinamento do franqueador.
  • Maior garantia de mercado: O franqueado pode aproveitar a vantagem competitiva que a marca já possui. Pois também possui informações relevantes para produzir as melhores estratégias contra seus concorrentes.
  • Independência jurídica e financeira: Infelizmente a autonomia não é total, porém o franqueado terá uma independência jurídica e financeira em relação ao franqueador. A empresa do franqueado terá sua própria razão social, sendo uma pessoa jurídica distinta, e todas e quaisquer operações financeiras serão de responsabilidade individual dessa empresa.

Riscos de Investir em Franquias

  • Pouca flexibilidade: Alguns sistemas de franquia controlam as operações que o franqueado executa. O objetivo é detectar falhas por parte do franqueado. Contudo outras é necessário mandar relatórios mensais sobre a gestão do negócio.
  • Pagamento de taxa de franquia e royalties: É necessário pagar uma taxa no início das negociações, este valor varia conforme a franquia escolhida. Existem taxas a partir de 10 mil reais. Além de pagar royalties para o franqueador sobre os ganhos.
  • Autonomia limitada: Há pouco espaço para inovações no próprio negócio e os controles sobre as operações são permanentes.

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner