Importância do Planejamento Tributário para pequenos negócios
As finanças de uma empresa estão sempre em constantes movimentos e aplicações. Seja para a criação de arrojos e surgimentos de ideias que permitam a empresa se manter em tempos de recessão e dificuldades financeiras, seja em tempos de conforto, em que o crescimento e a criação de novos projetos estão entre as maiores prioridades.

O advento do espaço empresarial no advento virtual, seja no setor de vendas, de marketing, de relacionamento com clientes e diversos outros, abre às empresas um mundo de novas possibilidades de aplicação de seu capital para o empreendedorismo.

Por outro lado, pesquisas nos mostram que a grande maioria das empresas fecham as portas nos cinco primeiros anos por falência consequente de diversas falhas e dificuldades, dentre elas, a principal: falta de planejamento tributário.

O que é e qual a importância do planejamento tributário?

No setor empresarial, o empreendedorismo é fundamental não somente para a ampliação de uma organização, mas para a sua própria sobrevivência, especialmente para empresas de pequeno porte, nas quais o peso dos tributos é muito maior. E, para que qualquer ação seja executada, é preciso que a empresa tenha recursos disponíveis para tal. O planejamento tributário, consiste, portanto, em um conjunto de análises e ações tomadas por uma empresa para diminuir a carga tributária que a acomete – dentro dos limites da lei – que variam segundo diversos fatores como atividade, localização, volume de produção, e outros.

O planejamento tributário é extremamente importante para que uma empresa consiga equilibrar suas contas de forma a não ser totalmente comprometida pelo Estado e possa crescer. Ao ajustar-se em um formato que utilize todas as permissões jurídicas ao seu favor, uma empresa alivia de si a carga de impostos a cumprir em sua receita, liberando capital para outros investimentos internos, ou seja, para o próprio crescimento.

Como fazer um planejamento tributário para uma empresa?

O planejamento tributário deve ser feito por qualquer empresa e, para os pequenos negócios, é quase que uma medida obrigatória para que estes consigam crescer. Não há uma receita única para um bom planejamento tributário, uma vez que são analisadas questões próprias de cada empresa, exigindo conhecimentos técnicos tanto da legislação quanto da empresa. Por isso, o ideal é que esse planejamento seja feito através de uma consultoria tributária, que saberá analisar e relacionar todas as questões pertinentes e aliviar ao máximo a carga tributária para cada empresa sem prejudicar o seu crescimento.

Realizar um planejamento tributário pode ser um gasto inicial, porém, a médio e longo prazo, trará imensos benefícios ao seu negócio.

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner