Conteúdo publicado originalmente nos portais: adnews.com.br/ & danielbrazslzma.blogspot.com

A evolução do mundo digital tem alavancado de sobremaneira novas técnicas e soluções digitais sendo usadas pelas empresas de todos os portes e mercados.

Essa evolução se dá através da transformação digital que vem impactando o mundo digital com novas tecnologias tais como técnicas de robótica, indústria 4.0, big data, business intelligence e analytics, inteligência artificial, e muito mais.   Esse mercado atingirá $2.3 trilhões nos próximos 10 anos.

Seguir essa tendência se tornou algo mandatório para todas as empresas. Aquelas que estão evoluindo nesse mundo digital, aplicando novas  técnicas de gestão de dados, por exemplo, crescem 30% ao ano e devem  faturar $1.8 trilhões em 2021 (Forrester, 2018).

A inovação da tecnologia  digital é tão veloz que as empresas e profissionais não conseguem acompanhar sua evolução. Agora, uma pesquisa recente da McKinsey Global Institute, onde avaliou o que ela chamou de Digital Frontier Gap,  em um grau de 0 a 100, sendo zero pouco avançado tecnologicamente e 100 muito avançado tecnologicamente, onde estão posicionados os diversos segmentos de negócios, identificou que a média mundial ainda está apenas em 24.1. Ou seja, ainda temos um caminho bastante longo a percorrer para que as empresas estejam no topo quando falamos de técnicas e soluções digitais.

E com isso as empresas tem tido cada vez mais dificuldade em manter sua atuação de marketing em dia e equipes de profissionais atualizados e treinados em todos os conhecimentos e técnicas disponíveis nesse novo mundo digital.

As tecnologias de marketing, denominadas também martecs, hoje um jargão que está se tornando bastante conhecido e que significa uma estratégia tecnológica de marketing.  E essa estratégia é um conjunto de ferramentas, baseadas em técnicas novas, que os profissionais de marketing e os executivos de empresas aplicam para melhorar suas ações de marketing. Para saber mais leia o nosso blog: Um guia para elaborar sua estratégia tecnológica de marketing

Hoje conforme pesquisa da chiefmartec.com, no seu estudo Marketing Technology Landscape, em 2022 teremos 9.932 tecnologias digitais disponíveis e funcionando nas empresas como soluções digitais. Isso representa um crescimento de 6.521% em novas tecnologias nos últimos 10 anos, ou 24% apenas de 2020 até 2022 (não foi feito estudo em 2021).

Agora, o que essas tecnologias digitais de marketing fazem para as empresas?

Como já falamos, o mundo digital é muito amplo em termos de soluções e serviços oferecidos.  Ele se parece com um mapa do metro onde cada trajeto representa uma vertical importante de estratégias de marketing digital, como SEO, Links Patrocinados, Marketing de Conteúdo, Midias Sociais, Mobile, e outros trajetos que os cruzam representam atividades de análise de performance, medição, gestão e técnicas inovadoras que sobrepõe cada uma das soluções estratégicas mencionadas.  Essas seriam CRM, IA e analytics, por exemplo.  Agora, as atividades digitais em cada um desses trajetos são múltiplas envolvendo etapas e ações a serem conduzidas para o bom funcionamento dessas soluções e geração de bons resultados.

Agora, tudo isso ainda é muito pouco dentro do universo das atividades/soluções de marketing digital disponíveis para o mercado.

Essa abrangência de atividades de marketing digital se tornou tão grande que as empresas não conseguem se especializar em tudo. Como o mercado digital se verticalizou completamente. As empresas de marketing oferecem soluções para seus clientes, mais focadas em suas especializações. Os fornecedores de serviços de marketing não conseguem mais entregar todas as soluções requeridas sem ajuda de terceiros, ou parceiros ou outras formas de complementar seus serviços para preencher os espaços não preenchidos.

As atividades de marketing cresceram tanto que ninguém pode conhecer todas as soluções digitais disponíveis no mercado e quais são as melhores para o seu negócio. Nem tão pouco conseguem abraçar todo esse conhecimento e se especializar em tudo. Sem falar na velocidade dessa evolução tecnológica, que já mencionamos acima, sobre as novas soluções que surgem a cada ano.

Com essa evolução tecnológica tão abrangente e poderosa as empresas se viram obrigadas a buscar novas formas de trabalhar seu marketing!

Com esse desafio em mente, surgiu um novo modelo de negócios para as atividades de marketing e afins que é denominado Enterprise Gateway Marketplace (EGM). Ele veio para mudar o mercado de comunicação, em geral, ajudando a automatizar a interação entre as empresas que buscam soluções ideias de marketing, tanto online quanto offline, para o seu negócio e os fornecedores com capacitação para fazer as entregas pontuais ou mais amplas requeridas. Como dito em recente publicação na revista Exame, sobre esse tema “Apesar da sigla EGM (Enterprise Gateway Marketplace) ser nova, essa revolução dentro dos marketplaces tem sido apontada por especialistas como uma das principais tendências nas multinacionais e a próxima revolução dentro de modelos de negócio”

Nesse marketplace as empresas podem buscar as soluções digitais que são requeridas por projetos ou atividade ou especialização, recorrente ou não recorrente, e muito mais. Ou seja, a empresa que gerencia o marketplace oferece e disponibiliza para seus clientes os fornecedores, para os serviços requeridos, que atuam no marketplace e serão selecionados por decisão da própria empresa solicitante. Esta por sua vez, pagará uma taxa de serviços pela gestão da plataforma e auxilio na seleção dos fornecedores disponíveis para os serviços solicitados.

Os serviços de marketing disponíveis na plataforma são contratados e negociados diretamente entre cada empresa e os fornecedores envolvidos nos projetos ou serviços contratados. Isso permite às empresas não terem que contratar profissionais permanentes para todas as especialidades de soluções e serviços de marketing que venha querer adotar para o seu negócio. A empresa tem também o apoio de profissionais especializados nesse ramo de negócios, na seleção das melhores opções e na avaliação da atuação dos fornecedores de marketing online e offline que foram aprovados e operam no marketplace, assegurando melhoria contínua nas entregas dos serviços.

Isso é mais um exemplo que comprova que o mundo digital continuará essa evolução tecnológica continua, similar aos últimos 10 anos, onde as empresas caminham um trajeto de ascensão permanente quando falamos das novas soluções digitais disponíveis e que podem contribuir para assegurar melhorias na satisfação dos seus clientes, que cada vez mais exigem serviços de alto gabarito, e, consequentemente, aumentar seus resultados.

*Sobre Caio Cunha 

Presidente da WSI Master Brasil, co-Fundador da WSI Consultoria e membro do Global WSI Internet Consultancy Advisory Board. Com mais de 25 anos de experiência na indústria de tecnologia, atingiu cargos executivos de alto nível, em grandes empresas multinacionais como PWC (com clientes IBM e Unisys), SAP e Hitachi Data Systems, no Brasil e no exterior. Consultor em capacitação empresarial e estratégias de marketing digital, auxilia empresas na busca de soluções efetivas para a expansão de seus negócios.

Caio Cunha

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