Nossa entrevista com consultores WSI de hoje é com franqueado Carlos Guzman, do México. Confira!

 

Nos conte um pouco sobre você e sobre o México?

Eu faço parte da equipe WSI há 15 anos. Eu trabalho na Cidade do México, onde também moro. O México é um país cheio de criatividade e isso é um combustível natural para o meu negócio. Além de trabalhar no meu negócio, gosto de correr, fazer caminhadas, amigos e vinho.

Por que você quis se tornar um Consultor de Marketing Digital e decidiu entrar para a WSI?

Quando decidi ser um consultor independente, comecei me especializando em processos de gestão de mudanças, processos relacionados à Internet e o papel que as estratégias online têm nas empresas de médio porte. 

Em pouco tempo, eu estava recomendando aos meus clientes que incluíssem o Marketing Digital como parte da sua estratégia de negócios. Mas não podia cumprir com as minhas recomendações pois não tinha o conhecimento nem as competências necessárias para executar as minhas recomendações.

Então eu acabava gerando negócio para outras empresas. Decidi integrar essas soluções digitais no meu portfólio de soluções e foi assim que acabei conhecendo a WSI e me tornando um Consultor de Marketing Digital.

 

Qual o maior valor que você tira da WSI?

Vejo esses três principais valores:

 

  • Treinamento nas melhores práticas com soluções e plataformas digitais
  • Acesso a um mercado onde posso obter soluções de nível mundial que hoje seria acessível apenas às grandes agências de marketing.
  • Uma comunidade global de especialistas digitais que podem me ajudar em necessidades bem específicas, com suporte e conselhos que me economizam muito tempo e ampliam o valor da solução para meus clientes.

 

Em que trabalho / negócio você estava antes de iniciar na WSI?

Antes de me tornar um Consultor WSI, trabalhava no mundo corporativo há mais de 20 anos. Mais especificamente no setor de TI, como Diretor de Vendas, Diretor de Marketing, Diretor de Canais e CEO de várias empresas, como Apple México e Toshiba. 

Eu também tinha uma empresa de treinamento que acabei vendendo. Fui conselheiro de um dos primeiros portais de informação do México chamado “Todito” que, na época, pretendia competir com o Yahoo.

 

Nos conte sobre alguém que ajudou a influenciá-lo para iniciar seu próprio negócio.

Como executivo da Apple e da Toshiba eu me dedicava ao marketing e vendas, através do canal de distribuição, onde tive a chance de conhecer muitos empreendedores que eram distribuidores e revendedores de sucesso. 

Sempre os admirei a ponto de me inspirar para começar algo por minha conta. Mas o setor de tecnologia da informação estava em crise porque modelos de venda direta como a Dell estavam prejudicando os canais de distribuição tradicionais. Então era certo que eu não investiria em um negócio de revenda de equipamentos de TI. 

Eu gostava mais da área de serviços e de consultoria de gestão empresarial ou negócios. Então, quando descobri a convergência de marketing com tecnologia da informação, fui logo atraído e criei um modelo de serviço de consultoria para ajudar os empreendedores e empresários a entender o digital e criar planos de negócios para incluir estratégias online como parte da estratégia de negócios … esse modelo rapidamente evoluiu não apenas como consultoria mas também executando e gerenciando estratégias e campanhas digitais.

 

Há quanto tempo você trabalha na WSI?

15 anos

Descreva sua semana típica de trabalho?

Eu divido minha semana em quatro partes:

  • Na primeira parte lido com minha equipe. Eu tenho uma equipe de quase 30 pessoas, então eu trabalho dando suporte a eles, encontrando-os, orientando e treinando-os.
  • A segunda parte da semana é dedicada aos clientes, onde estou envolvido em reuniões com clientes em potencial, fazendo a avaliação inicial de suas necessidades, desenhando a estratégia digital e montando propostas de vendas. Adoro vender.
  • A terceira parte é onde dedico meu tempo a assuntos administrativos, bancos, impostos, faturamento e coisas similares.
  • A quarta parte diz respeito a estratégia e projeções futuras, tenho vários espaços na minha agenda semanal reservados para análise estratégica, tanto da empresa quanto pessoal. Desde a implementação de EOS (metodologia Sistema Operacional Empreendedor) até estratégias de auto aperfeiçoamento que aplico a mim mesmo e aos meus funcionários.

 

Quais destaques você teve desde que começou a trabalhar na WSI?

Fui uma das 3 principais Consultorias de Marketing Digital WSI, da América Latina, por vários anos e fui o número 1 por vários anos também. Também faço parte do grupo Top Guns e geralmente estou entre os 25 principais Consultores WSI, o que não é fácil, visto que a economia mexicana é bem menor do que outras geografias do cenário WSI.

Além do orgulho que temos em fazer parte desses líderes, eu realmente gosto de poder conversar com outras unidades Top Guns, da WSI, compartilhar minhas experiências e obter conselhos valiosos deles. 

Tenho tirado proveito também em participar de grupos importantes como o ICAC (Internet Consultants Advisory Council), o Adaptive SEO Consortium, o Google Alliance, o Video Task Force e muitos outras equipes profissionais da WSI. Retribuir à comunidade WSI é uma das coisas que eu mais aproveito.

E também tenho apreciado ser autor dos livros Digital Minds da WSI.

 

Quais foram as maiores dificuldades que você enfrentou na gestão do seu negócio e como os superou?

Muitos de nossos serviços se transformaram em commodities, onde são contratados pelos clientes apenas pelo preço. Então o que antes era um serviço de valor agregado perdeu seu apelo pois muitas pequenas agências podem oferecer o mesmo serviço ou até mesmo os clientes os fazem internamente. Isso cria um desafio de lucratividade para o nosso negócio.

Felizmente, o Marketing Digital está sempre avançando e sempre há algo novo, mais sofisticado, onde agências como a minha podem agregar valor para os clientes. 

Entendendo isso, temos que sempre redefinir nossa estratégia, avaliar novas tecnologias e aprender essas novas tendências e torná-las nossas. Nós dominamos essas novas metodologias e criamos novas ofertas que agregam valor para nossos clientes, nos diferenciando das demais agências.

 

Na sua opinião, quais são as melhores habilidades que você traz para o seu negócio?

  • Entendemos a combinação de todas as estratégias digitais e as oportunidades dessas estratégias juntas para alavancarem resultados dos clientes. Saber como integrar essas práticas digitais atuais permite gerar melhores resultados.
  • Comunicação social, onde fazemos uma análise aprofundada do público, extraímos ideias e, em seguida, criamos campanhas específicas
  • Definição da estratégia, onde somos bons em definir a estratégia, mesmo que isso implique não fazer a execução.

 

Qual objetivo você tem para si mesmo que busca atingir no próximo ano?

  • Queremos continuar aprimorando nossa experiência na criação de vídeos e ser capazes de atrair clientes na nossa contratação para produção de vídeos.
  • Continuaremos com nosso processo de melhoria de gestão por meio da EOS para nos destacarmos nos nossos processos internos.
  • Queremos lançar dois novos logotipos empresariais.

Onde você se vê daqui a 5 anos?

Eu me vejo como um CVO – Chief Visionary Officer para a minha agência, e não mais envolvido nas operações do dia-a-dia

 

Que conselho você daria a um novo consultor de marketing digital da WSI?

Siga o sistema.

  • Nos primeiros 3-5 anos, você deve se concentrar no crescimento das suas vendas e, para isso, precisa alavancar as oportunidades do mercado; a partir do ano 6, você precisa se concentrar mais na lucratividade e começar a desenvolver alguns recursos internos que melhorem sua margem (não faça isso antes porque você não terá volume para pagar por recursos fixos).
  • Quando a objeção for o preço, melhore as condições de pagamento e seja flexível, mas não seja flexível no preço.
  • Ler, analisar, aprender e pesquisar todas as novas tendências de Marketing Digital, esse conhecimento será o seu diferencial junto ao cliente.
  • Você venderá melhor se tiver aplicado e experimentado os serviços, portanto teste tudo internamente antes de vendê-los.
  • Participe da comunidade WSI, compartilhe experiências, compartilhe erros, faça perguntas.
  • Participe das convenções anuais e reuniões regionais oferecidas pela WSI.

 

Qual seria o seu lema pessoal?

Saiba mais do que a concorrência, explique em termos concisos e execute com excelência.

 

Se fôssemos para o happy hour juntos, o que você pediria?

Vinho tinto…e talvez eu comece com uma Tequila. 

 

Se você pudesse estar em qualquer lugar que não fosse aqui conversando comigo – neste minuto, onde você gostaria de estar?

Caminhando pela praia!

 

Texto publicado originalmente em inglês: Consultant Interview with Carlos Guzman from Mexico

 

Tradução por Caio Cunha, WSI Master Brasil.

 

Sobre o autor WSI

A WSI foi fundada em 1995 e desde então oferece franquias de Marketing Digital para empreendedores em todo o mundo. A WSI opera no Brasil há mais de 10 anos, com mais de 20 franquias ativas, empregando mais de 80 profissionais e uma rede de parceiros locais homologados. Reconhecida como uma provedora de soluções de Marketing Digital global, a WSI promove parcerias poderosas, o que fortalece muito a nossa rede. Para obter mais informações sobre oportunidades de franquia WSI, entre em contato conosco!

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