Heidi Schwende é Consultora de Marketing Digital da WSI desde 2013. Com escritório em Toronto, ela é Diretora Digital e CMO da WSI Digital Moxie. Ela é um Google Global Premier Partner – está entre um dos 1% principais parceiros do Google no mundo. Isso significa que sua agência de marketing está entre as mais bem informadas, experientes e realizadas em termos de desempenho e sucesso de campanhas de mídia no Google. Ela tem mais de 20 anos de experiência em marketing digital, tendo trabalhado em várias empresas do Fortune 500. Leia nossa entrevista com Heidi a seguir:

 

Nos conte um pouco sobre você e sobre onde você está localizada?

Tenho ascendência suíço-alemã e cresci na região de Laurentians, cerca de 60 km ao norte de Montreal. Após concluir a faculdade, trabalhei em Consultoria de Tecnologia da Informação por cerca de 10 anos e depois me mudei para Toronto no final dos anos 90. Nesse período trabalhei ajudando os clientes com marketing digital e automação de marketing até 2013, quando entrei para a WSI.

 

Por que você quis se tornar um Consultora de Marketing Digital e decidiu entrar para a WSI?

Eu estava cansada de ter que me preocupar com politicagem nas empresas, com tempo de deslocamento para o trabalho e gerenciar funcionários também não me agradava. Nada disso era minha paixão. Ajudar as empresas a aumentarem suas receitas é o que me apaixona.

 

Qual o maior valor que você tira da WSI?

Eu defino o meu próprio destino. Tenho flexibilidade como nunca tive antes. Sou responsável pelas minhas ações e dos parceiros homologados com quem trabalho e, melhor de tudo, ninguém pode me limitar, otimizar, redimensionar, projetar diferente do que sou nem reestruturar minhas visões. Sinto-me muito mais confiante de mim mesma trabalhando como consultora WSI do que quando trabalhava como gerente de negócios em uma empresa. Esses são os trabalhos mais perigosos de todos.

Também adoro, mesmo não tendo uma equipe própria, de ter o apoio de uma marca internacional reconhecida no mundo todo e onde trabalho com pessoas com conhecimento atual e inovador sempre. Por que reinventar a roda quando ela já existe? Isso simplesmente não faz nenhum sentido econômico.

Eu ganho mais dinheiro dessa maneira porque não tenho despesas indiretas, nem despesas com salários, mas apenas algumas poucas despesas, comparativamente falando. Então quase tudo que eu obtenho, depois de pagar os parceiros homologados, é puro lucro. Eu pago esses fornecedores antes de minha retirada. Eles são as pessoas mais importantes no meu dia-a-dia.

 

Em que trabalho / negócio você estava antes de iniciar na WSI?

Sempre trabalhei com marketing em empresas de tecnologia. Os primeiros 10 anos de minha carreira foram dedicados como CEO de uma divisão da IBM em uma época em que a própria IBM não via necessidade de consultores. Nessa posição, ajudei a escrever metodologias, executei eventos, organizei road-shows, participei do nosso primeiro IPO e, posteriormente, trabalhei bastante com a equipe de aquisições. Lá eu tive o melhor momento da minha carreira e adorei cada minuto dessa experiência. Em 1990, começamos a concentrar os nossos esforços no que, na época, era conhecido como supervia da informação – o que ficou depois conhecido como internet. Em 1994, eu podia ver o futuro traçado diante de mim e estava determinada a fazer parte da revolução da internet.

 

Nos conte sobre alguém que ajudou a influenciá-la para iniciar seu próprio negócio?

Eu cresci em minha carreira ao lado de dois empreendedores e, nos 10 anos que passei com eles, acompanhei o desenvolvimento de um negócio de bilhões de dólares. O que aprendi com eles, uso até hoje. Eu estava perdendo meu tempo em empregos corporativos. Nunca mais encontrei líderes tão fortes quanto aqueles dois profissionais. Em 2000, eu estava bem cansada e voltei a estudar. Aprendi a programar e fiz um programa de pós-graduação pela Seneca @ York. Trabalhei 17 horas por dia até me formar em 2001. Adorei cada minuto.

Voltei a trabalhar apoiando clientes de grandes empresas e até presenciei a queda de algumas. Nortel Networks era a maior. Isso foi triste.

Quando era uma consultora, em 2013, havia passado por cargos cada vez mais altos que me afastaram da minha paixão. Eu estava infeliz e sentia falta de trabalhar com pessoas superinteligentes.

Quando ouvi falar da WSI, era o momento certo. Eu estava pronta para dar o salto e hoje estou muito feliz por ter feito isso.

 

Há quanto tempo você trabalha na WSI?

Estou trabalhando na WSI há 7 anos. Difícil de acreditar como o tempo voa.

 

Descreva sua semana típica de trabalho?

Eu dedico cerca de 80% do meu tempo procurando novas oportunidades e 20% na administração e gerenciamento de projetos. Na maioria das semanas, eu me vejo dedicando 120% do meu tempo e esses 20% adicionais são para coisas inesperadas, como solicitações de propostas e relatórios para clientes.

 

Quais destaques você teve desde que começou a trabalhar na WSI?

Houve muitos, mas acho que o maior destaque para mim foi conseguir identificar as pessoas certas da WSI com quem trabalhar: profissionais como François Muscat, e sua equipe na África do Sul, e Jack Porter-Smith, e sua equipe aqui no Canadá. Na verdade, Jack foi absolutamente vital e fundamental para o meu sucesso. Nossa parceria tem sido incrivelmente frutífera para nós dois.

 

Quais foram as maiores dificuldades que você enfrentou na gestão do seu negócio e como os superou?

Meu maior obstáculo foi eu mesma. Só depois que finalmente descobri como ganhar dinheiro com isso que comecei a crescer.


Ser uma empreendedora não é nada glamoroso no dia-a-dia. É um trabalho árduo, muito trabalho duro, muitas portas fechadas na sua cara.

Precisamos estar prontos para colocar o ego de lado e aprender o que significa ser dona de uma empresa. Trabalhamos mais e mais arduamente do que a maioria de nossos amigos. Fazemos sacrifícios pelos nossos negócios. E fazemos isso de forma consistente, dia após dia, sem cessar.

Agora faço coisas que antes eram feitas pela minha equipe. Mas eu não me importo, porque amo cada minuto de ser dona do meu próprio destino.

 

Na sua opinião, quais são as melhores habilidades que você traz para o seu negócio?

Tenacidade e capacidade de dar a volta por cima quando algo não está funcionando. Eu lutei nos primeiros dias. Eu escolhi os parceiros homologados errados. Eu criei a estratégia errada para mim. Eu não me especializei em soluções que oferecem excelentes resultados. E também não ganhei muito dinheiro porque estava muito focada em trabalhar no meu negócio em vez de trabalhar para o bem do meu negócio. Eu não estava vendendo o suficiente. Quando me conscientizei disso, as coisas começaram a acontecer.

 

Qual objetivo você tem para si mesma que busca atingir no próximo ano?

Eu quero ganhar outro milhão.

 

Onde você se vê daqui a 5 anos?

Trabalhando do meu iate ou em uma de minhas propriedades no Caribe.

 

Que conselho você daria a um novo consultor de marketing digital da WSI?

Ouça, aprenda, trabalhe duro, siga o conselho de quem conseguiu fazer e venda, venda, venda do fundo do coração. 

 

Qual seria o seu lema pessoal?

Entre para ganhar ou vá para casa.

 

Se fôssemos para o happy hour juntos, o que você pediria?

Um single malte com gelo e um charuto cubano!

 

Se você pudesse estar em qualquer lugar que não fosse aqui conversando comigo – neste minuto, onde você gostaria de estar?

Eu estaria com a maior alegria da minha vida, meu neto Logan. Eu nunca imaginava que poderia amar alguém tanto quanto amo seu pai. Mas eu amo mesmo. Ele é o menininho mais lindo e precioso que eu poderia ter sonhado.

 

Texto publicado originalmente em inglês: Consultant review with Heidi Schwende

 

Tradução por Caio Cunha, WSI Master Brasil.

 

 

Sobre o autor WSI

A WSI foi fundada em 1995 e desde então oferece franquias de Marketing Digital para empreendedores em todo o mundo. A WSI opera no Brasil há mais de 10 anos, com mais de 20 franquias ativas, empregando mais de 80 profissionais e uma rede de parceiros locais homologados. Reconhecida como uma provedora de soluções de Marketing Digital global, a WSI promove parcerias poderosas, o que fortalece muito a nossa rede. Para obter mais informações sobre oportunidades de franquia WSI, entre em contato conosco!

Saiba mais sobre como ser um franqueado WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner