Desde 2014, fizemos previsões de marketing para o próximo ano. Agora, seríamos negligentes se não mencionássemos o motivo completo pelo qual começamos a fazer esses conteúdos com previsões de marketing: as previsões anuais de Rand Fishkin no blog da Moz,que ele começou a fazer em 2011.
Como gostamos de manter as informações reais aqui no blog da WSI Franchise, decidimos dar notas às afirmações que fizemos no ano passado. Isso, para garantir que ainda temos aquele toque de Nostradamus. Veja a escala de classificação que criamos para as previsões de OG postadas em 2014:
Para 2018, fizemos as seguintes cinco previsões:
Nota: +2
Não vamos fingir que essa foi uma previsão difícil de fazer, mas ei, quando você está certo, você está certo. Não há dúvida sobre isso – a IA está mudando a maneira como os profissionais de marketing fazem seus trabalhos e, assim, a forma como as empresas comercializam seus produtos e serviços. Deep Learning (aprendizagem profunda) está disponibilizando aos profissionais de marketing acesso a quantidades de dados, extremamente precisos, sem precedentes, que por sua vez são conectados a sistemas e plataformas automatizados. Ainda há uma forte necessidade por profissionais de marketing (por isso, ainda não estamos entrando em pânico), mas a IA não é mais apenas parte do futuro do marketing – é o presente.
Nota: +2
Vamos deixar essa mensagem para vocês: Por que seus Clientes querem Conversar e como isso pode mudar seus negócios? E essa também: por que as tecnologias avançadas, como os chatbots, continuam a depender do marketing tradicional? Se estamos falando de um tema muitas vezes um ano depois de prever que seria um grande negócio, é justo recebermos dois pontos Oracle completos.
Nota: +1
Não é algo consagrado, logo não recebemos nota máxima, mas o conteúdo de AR definitivamente se tornou uma realidade em 2018. A Apple tem ARKit, o Facebook tem AR Studio e as grandes marcas Ikea, Pepsi e Sephora fizeram campanhas massivas de conteúdo com AR. Por isso, Conteúdo com AR só vai crescer daqui para frente.
Nota: +2
O Marketing de Influenciadores não só manteve sua presença, mas continuou crescendo. Veja abaixo:
Grau: 0
Fazemos essas projeções uma vez por ano. Nós chegamos a uma conclusão firme sobre um determinado tema, fazemos uma previsão desse tema, mas é muito difícil acertá-lo com precisão. Em nossa opinião, as empresas devem investir mais dinheiro na melhoria e aperfeiçoamento da jornada de experiência do seu cliente. Mas é muito difícil dizer se isso está realmente acontecendo ou não. Nós vamos avaliar essa previsão como empate.
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Pontuação final: +7
Nada mal! +7 é a maior pontuação que já tivemos nas nossas previsões de anos anteriores. Com isso, um bom motivo para ir direto às nossas previsões de marketing para 2019.
Então, o que prevemos para 2019?
O Rand Fishkin, mencionado acima, nos avisou a algum tempo sobre pesquisas de “clique zero” e nós ouvimos. As técnicas continuam mudando, e ignorar a relevância do fato de que as pessoas estão clicando cada vez menos nos resultados do SERP, é querer ficar para trás.
Escrevemos sobre por que precisa se preocupar com on-SERP SEO e, em 2019, prevemos que “On SERP SEO” se tornaria a última palavra de ordem no mundo do marketing digital. Algo vai acontecer aqui. Estamos surpresos que mais pessoas não estejam falando sobre o quanto as SERPs estão mudando ou alarmadas pela rapidez com que os cliques estão diminuindo.
Se a tendência continuar como esperamos, as empresas que fizerem SEO para as SERP serão os maiores vencedores.
O principal inovação que estamos esperando é a SparkToro, uma empresa que apresenta sua missão como sendo:
Nossa missão é facilitar a identificação de websites, blogs, podcasts, mídias sociais e publicações que atingem seu público-alvo.
Nos parece ser não só uma ferramenta extremamente necessária, mas também absolutamente fantástica. Nós estamos anciosos para poder experimentá-la!
Falamos da pesquisa por voz em nosso blog recente sobre as quatro sugestões de marketing de conteúdo que você deve praticar em 2019, então vamos aprofundar no tema aqui. Com a expansão (e grande melhoria) das gravações inteligentes e dos assistentes digitais, o uso da pesquisa por voz está se tornando mais predominante. E é verdade, você adivinhou – a pesquisa por voz é outra coisa também responsável por menos cliques em SERPs. O conteúdo otimizado para pesquisa por voz superará o conteúdo não otimizado em 2019 e além.
Esta previsão está relacionada com os itens 1 e 4, acima. Você já sabe que o vídeo é uma ótima alternativa para alavancar suas campanhas de marketing. Profissionais de marketing inteligentes também preveem que o Google continuará apresentando vídeos em SERPs, o que faz sentido, já que o Google é dono do YouTube. Não que o vídeo deixaria de crescer em popularidade, de qualquer maneira, mas é bom saber que o vídeo não será impactado, apesar do Google continuar tentando diminuir os cliques em SERPs.
Agora, os vídeos vão crescer muito com a pesquisa por voz, o que já está acontecendo em smartphones e tablets, mas quando as gravações inteligentes com displays começarem a chegar no marketing, o impacto será ainda maior.
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É isso aí quanto às previsões da WSI para o futuro do marketing em 2019 e além! Sabemos que será difícil superar os 7 pontos que marcamos com as nossas previsões de 2018, mas fizemos o melhor possível.
O Segmento de Marketing Digital continua dinâmico e tem um futuro emocionante pela frente. Você consegue se ver conduzindo seu próprio negócio de marketing digital em 2019? Confira nosso Discovery Center para descobrir tudo o que você precisa saber sobre como administrar seu próprio negócio de marketing digital com a WSI. Ou se tornar uma Consultoria WSI.
Texto original disponível em WSIfranchise.com – Tradução por Caio Cunha
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