A importância da motivação ao Empreender

Ser empreendedor é basicamente estar sempre diante de riscos e problemas, especialmente em tempos de crise econômica e grandes revoluções tecnológicas, que, além de dificultarem o sucesso e exigirem constantes novos esforços, abrem um horizonte de perspectivas quase sempre negativas. Para não se deixar levar pelo pessimismo das previsões e dificuldades do dia a dia que prejudicam, não somente o líder, mas contamina toda a sua equipe de trabalho, o empreendedor precisa manter-se motivado sempre a lutar pelos seus objetivos. Conheça um pouco mais sobre a importância da motivação para o empreendedor.

Empreendedor X Administrador

O empreendedor é basicamente é basicamente o indivíduo que faz as coisas acontecerem e essa é a grande diferença entre ele e um mero administrador de processos. Para que ele consiga fazer as coisas acontecerem, é preciso que ele encontre soluções onde aparentemente não existem, que destrua uma ordem econômica já estabelecida e crie um novo caminho inovador. Nessa lógica baseada em desafios, a motivação pessoal é a verdadeira mola propulsora, que mantem o olhar do empreendedor além das dificuldades encontradas e instiga a inovação, a recriação. O objetivo último de um empreendimento é a realização pessoal e coloca-la como objetivo último dá sentido à necessidade de superação das dificuldades e motiva. Sem motivação, não há inovação, nem novas soluções. Sem motivação, o empreendedor torna-se apenas um administrador.

Motivação da equipe de trabalho

O empreendedor é o responsável último pelo projeto trabalhado, pelo seu sucesso ou fracasso. Por isso, grande parte da motivação da equipe de trabalho vem da motivação do líder. Se o empreendedor perde a vontade de realização de um negócio, muito provavelmente sua equipe também o fará, levando a um fracasso coletivo do negócio. No que concerne as relações e a motivação da equipe de trabalho, a motivação do empreendedor tem influencia fundamental para manter a energia de sua equipe e a produtividade de sua empresa.

Como manter a motivação no empreendimento?

Não há uma receita que dê motivação ao empreendedor e, por isso, ela deve ser construída e mantida de forma totalmente pessoal. Porém, algumas dicas podem ajudar a manter o foco no objetivo e manter a motivação. Algumas delas são:

  • Faça aquilo que realmente acredita;
  • Tenha um plano de trabalho;
  • Delegue tarefas – não faça aquilo que não consegue fazer bem.
  • Reveja constantemente os objetivos;

Dê mais valor ao processo e aos pequenos ganhos, sem perder o foco.

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner