Quando se pensa em abrir uma franquia, precisa esgotar todas as suas dúvidas e questionamentos sobre a marca que está adquirindo ou vai adquirir. Por isso, nada melhor que estar preparado para todas as situações.
Você está lá pesquisando sobre as melhores franquias e de repente se depara com uma pergunta: isso será bom para mim? E depois dessa vem a enxurrada de outros questionamentos, não é? Separamos aqui as dúvidas que são mais frequentes e quem sabe assim auxiliar você nesta nova etapa.
Acredito que a primeira pergunta é sempre essa “Franquia ou negócio próprio”? essa é uma pergunta que você precisa se fazer. Você como empreendedor teve uma ideia inovadora que pode dar certo ou não e, por outro lado, tem a franquia com seu know-how, marca consolidada e conhecida da população. É bom sempre colocar em um papel os prós e contras das duas modalidades e ver a mais vantajosa.
“Em que segmento devo atuar?” Bem neste caso você precisa saber o que gosta, no que se dá melhor. Se gosta do ramo de alimentação procure franquias neste ramo, em vestuário, em franquias de marketing digital, em acessórios, tem para todos os gostos e bolsos.
Muitos franqueados pensam que só porque compraram uma franquia o negócio é seu. Ledo engano. A marca continua sendo do franqueador, por isso, mensalmente, é necessário fazer uma prestação de contas e deixar sempre tudo às claras. O seu sucesso é sempre bem visto pelo franqueador e se caso estiver indo mal, ele pode te ajudar a não falir.
“Como identifico um bom franqueador? E o franqueador está obrigado a disponibilizar as planilhas e dados financeiros da rede para o franqueado?” Deve-se sempre procurar uma franquia que segue as normas da ABF, é uma ajuda extra na hora de decidir. E sim, o franqueador tem a obrigação por 10 dias de lhe passar as planilhas para você analisar.
É sempre bom ter mais capital do que o exigido pela rede para a abertura da franquia, assim se houver algum problema você possui maneiras de se reerguer.
“O que é taxa de royalties? Por que devo pagar taxa de publicidade ao franqueador?”. Royalties é a taxa paga pela marca. A taxa de publicidade é destinada as campanhas que são feitas ao longo do mês, o que não é usado fica para um fundo destinado a ações futuras.
É sempre bom estar com suas dúvidas sanadas, não é mesmo? Por isso questione, vá fundo em suas dúvidas, não deixe nada por perguntar. Separamos algumas questões que podem lhe abrir um leque na hora de perguntar ao franqueador.
email: caio@wsiconsultoria.com
Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B
A WSI foi fundada em 1995, quando começou a operar seu sistema de marketing digital de sucesso, estruturado como franquias para profissionais de negócios em todo o mundo. Reconhecida como uma fornecedora global de soluções de marketing digital, desenvolveu importantes parcerias estratégicas, que, por sua vez, ampliaram e fortaleceram a sua rede de soluções digitais. Para mais informações sobre as oportunidades como Franquiado da WSI, entre em contato conosco pelo email: administrativo@franquiawsi.com.br
Website: http://www.franquiawsi.com.br
Email: administrativo@franquiawsi.com.br