empreendedor-empresario-caminhos-erros-duvida-preocupacaoQuando se pensa em abrir uma franquia, precisa esgotar todas as suas dúvidas e questionamentos sobre a marca que está adquirindo ou vai adquirir. Por isso, nada melhor que estar preparado para todas as situações.

Você está lá pesquisando sobre as melhores franquias e de repente se depara com uma pergunta: isso será bom para mim? E depois dessa vem a enxurrada de outros questionamentos, não é? Separamos aqui as dúvidas que são mais frequentes e quem sabe assim auxiliar você nesta nova etapa.

Perguntas frequentes sobre franquias

Acredito que a primeira pergunta é sempre essa “Franquia ou negócio próprio”? essa é uma pergunta que você precisa se fazer. Você como empreendedor teve uma ideia inovadora que pode dar certo ou não e, por outro lado, tem a franquia com seu know-how, marca consolidada e conhecida da população. É bom sempre colocar em um papel os prós e contras das duas modalidades e ver a mais vantajosa.

“Em que segmento devo atuar?” Bem neste caso você precisa saber o que gosta, no que se dá melhor. Se gosta do ramo de alimentação procure franquias neste ramo, em vestuário, em franquias de marketing digital, em acessórios, tem para todos os gostos e bolsos.

Muitos franqueados pensam que só porque compraram uma franquia o negócio é seu. Ledo engano. A marca continua sendo do franqueador, por isso, mensalmente, é necessário fazer uma prestação de contas e deixar sempre tudo às claras. O seu sucesso é sempre bem visto pelo franqueador e se caso estiver indo mal, ele pode te ajudar a não falir.

“Como identifico um bom franqueador? E o franqueador está obrigado a disponibilizar as planilhas e dados financeiros da rede para o franqueado?” Deve-se sempre procurar uma franquia que segue as normas da ABF, é uma ajuda extra na hora de decidir. E sim, o franqueador tem a obrigação por 10 dias de lhe passar as planilhas para você analisar.

É sempre bom ter mais capital do que o exigido pela rede para a abertura da franquia, assim se houver algum problema você possui maneiras de se reerguer.

“O que é taxa de royalties? Por que devo pagar taxa de publicidade ao franqueador?”. Royalties é a taxa paga pela marca. A taxa de publicidade é destinada as campanhas que são feitas ao longo do mês, o que não é usado fica para um fundo destinado a ações futuras.

Perguntas a se fazer ao franqueador

É sempre bom estar com suas dúvidas sanadas, não é mesmo? Por isso questione, vá fundo em suas dúvidas, não deixe nada por perguntar. Separamos algumas questões que podem lhe abrir um leque na hora de perguntar ao franqueador.

  • Há quanto tempo a empresa existe e desde quando vende franquias? Que tipo de suporte a marca oferece aos franqueados?
  • Qual é a frequência de visitas e de reciclagens? Já houve casos de franquias fechadas? Qual foi o motivo?
  • Qual é a projeção de vendas para os próximos 12 meses? Qual é o perfil considerado ideal para os franqueados da rede?
  • Existe apoio na escolha do ponto? Quem o aprova? Quanto tempo dura o treinamento e como ele é feito?
  • Os produtos respeitam as diferenças regionais ou são iguais em toda a rede? O preço final sempre é definido pelo franqueador? De quem vou adquirir equipamentos, insumos e produtos necessários ao negócio?
  • Qual é o valor total de investimento, incluindo ponto, equipamento, instalações e estoque?
  • Quais são os valores de receita líquida mensal, despesas operacionais, impostos diretos e lucro líquido antes dos impostos? Quantas horas diárias devo dedicar à operação do negócio?
  • Qual é o perfil dos consumidores e como esses dados são atualizados? Terei exclusividade no território em que atuo? Como esse território é definido?

Saiba mais sobre a WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner