Dicas para aumentar a produtividade no trabalho

Ainda existem muitas dúvidas quando o assunto é aumentar a produtividade no ambiente de trabalho, principalmente quando se trabalha mediante o sistema de processos. Uma equipe bem estruturada e motivada rende muito mais do que pessoas obrigadas a efetuar atividades em um grupo de trabalho. As razões pelas quais pessoas motivadas trabalham melhor do que um grupo desanimado são inúmeras e precisam ser consideradas pelas organizações. Se você está procurando uma forma de potencializar a motivação da equipe de trabalho, não pode deixar de conferir estas três dicas que separamos para você. Certamente, o rendimento da equipe laboral aumentará e você conseguirá vislumbrar resultados mais eficientes.

Motivação

Este ponto é bastante abrangente e merece muita atenção. O ambiente de trabalho em harmonia, com pessoas confortáveis trabalhando com alegria e muita disposição é o cenário perfeito que todo gestor ou empreendedor de pequenas ou grandes empresas deseja encarar na sua organização. Motivar os seus colaboradores significa fornecer-lhes um espaço adequado de trabalho com móveis, higiene, manutenção dos equipamentos, enfim, gerar motivação é prestar atenção no que os funcionários priorizam e dão valor. A partir dessa observação, você poderá assumir qual atitude ou atitudes tomar em prol da motivação dos funcionários. Algo fantástico e que funciona muito bem quando o intuito é potencializar a motivação é colocar um espaço de descanso com revistas. Games, livros, pufes, sofás e demais itens que conotem descontração.

Preste atenção nas estratégias

Não adianta chamar a equipe e dizer que eles precisam “dar o melhor” e fazer “tudo” para que o projeto seja um sucesso. Este tipo de colocação é extremamente abrangente e em alguns casos, demonstra desespero por parte do gestor. Coloque significado neste “tudo”. Considere informar os objetivos e como proceder para conquista-los nos prazos indicados. Monte um plano de ação em caso de emergência como contenção de gastos, crises, demissões massivas. É preciso ter uma carta na manga em caso de altos e baixos. Uma dica é planejar estratégias e revisá-las de maneira periódica.

Comunicação

Saber o que falar e quando falar é uma arte, mas acredite, escutar é uma habilidade básica que precisa ser praticada em todo momento. A famosa frase do Abelardo Barbosa, saudoso Chacrinha, faz todo sentido “Quem não se comunica, se estrumbica!” é via de regra nas organizações. Uma comunicação ruim, além de gerar inúmeros ruídos, ocasiona descontentamento entre os componentes das equipes e a tendência é deixar de lado a vontade de trabalhar.

E você, sabe como aumentar a produtividade da sua equipe? Conte-nos através dos comentários!

 

 

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