É notável o crescimento do número de pessoas querendo empreender após o início da pandemia. Seja pelo desemprego ou a busca de trabalhar com propósito, segundo  a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), aproximadamente 25% da população adulta estará envolvida na abertura de um novo negócio ou em empresas com até 3 anos e meio de atividade. 

Pensando nessas pessoas, separamos 4 dicas para quem tem o desejo de empreender, mas não sabe por onde começar. Continue com a leitura!

 

1. Faça um bom plano de negócios

Em nosso último artigo, publicamos sobre a “Importância de ter um plano de negócios para o empreendedor”, além de algumas dicas para fazê-lo. Se você ainda não leu essa publicação, recomendo fortemente que o faça.

O plano de negócios ajuda a entender a viabilidade do negócio, serve como um roteiro, um esboço, um documento que explica o que é seu negócio, quais são os objetivos da sua empresa e como exatamente ela se estabelecerá para atingir esses objetivos. 

Sem um plano de negócios, você está cometendo um dos maiores e mais traiçoeiros erros do empreendedorismo: executar sem planejar

2. Encontre uma oportunidade

Empreender é trabalhar com o que se gosta, mas sem deixar de considerar tendências de negócios e as necessidades do público. Portanto, é fundamental procurar uma oportunidade que tenha mercado para não correr o risco de falir a empresa.

  • Existe público para o que você quer vender? (Faça uma pesquisa)
  • Qual público você vai atender? (Dependendo do negócio cabe pensar em região, dados demográficos, etc)
  • Você tem concorrentes? Quais? Quais são seus diferenciais em relação a eles? Quais seus pontos fracos que merecem atenção?

Além disso, é válido pensar no tipo de negócio que você irá escolher. É uma franquia? Uma loja própria? Um negócio online?

As franquias têm crescido e retomaram faturamento mesmo com a pandemia, são uma boa opção por já oferecerem uma marca conhecida, credibilidade, processos e organização. O que não quer dizer que o empreendedor não precisará colocar a mão na massa.

Lembre-se: empreender é assumir riscos e trabalhar para fazer dar certo. Não é fácil, mas é recompensador!

Leia também: Qual o perfil de quem quer investir em franquias de marketing digital?

 

3. Construa um mindset empreendedor 

Você pode ser o melhor dos executivos de uma multinacional reconhecida, mas empreender vai te exigir mudanças e aprendizado contínuo.

Por isso, construa um mindset empreendedor: 

  • Arregace as mangas e saiba que muitas vezes você precisará fazer tudo sozinho;
  • Organize suas finanças; 
  • Estude sobre processos, metodologias, produtividade;
  • Não sucumba aos seus medos;
  • Invista em gestão de processos, financeiras, operacionais;
  • Se ou quando tiver funcionários, estude sobre gestão de pessoas;
  • Estude, planeje, teste SEMPRE.

 

4. Estude seu público-alvo e entenda suas necessidades

Pode parecer básico, mas muitos empreendedores pecam por não terem estudado seu público como deveriam. Por não terem feito pesquisas para entender quem compra seu produto ou serviço.

Estude-os! Saibam quem são, o que consomem, quais redes sociais utilizam, o que consideram importante no momento da compra.

Com essas informações em mãos, construa seu planejamento: o que você pode fazer para se destacar da concorrência? O que pode oferecer ao seu cliente que vai mudar a visão dele sobre você e sua empresa? E até mesmo irá te ajudar a construir seu plano de marketing de conteúdo para atuar nas redes sociais.

 

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A WSI é a rede de franquias de Marketing Digital pioneira no mundo e ter uma franquia WSI significa ter uma agência de Marketing Digital com todo o suporte que é necessário para estruturar os primeiros passos de quem está começando.

Atualmente, a WSI oferece programas de educação na área de Marketing Digital, incluindo gestão de negócios e vendas. A rede de franquias também conta com:

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  • Treinamento permanente com cursos técnicos, aulas interativas e serviços de geração de leads.

 

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Sobre a WSI

A WSI foi fundada em 1995 e desde então oferece franquias de Marketing Digital para empreendedores em todo o mundo. A WSI opera no Brasil há mais de 10 anos, com mais de 20 franquias ativas, empregando mais de 80 profissionais e uma rede de parceiros locais homologados. Reconhecida como uma provedora de soluções de Marketing Digital global, a WSI promove parcerias poderosas, o que fortalece muito a nossa rede. Para obter mais informações sobre oportunidades de franquia WSI, entre em contato conosco!

Caio Cunha

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