É notável o crescimento do número de pessoas querendo empreender após o início da pandemia. Seja pelo desemprego ou a busca de trabalhar com propósito, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), aproximadamente 25% da população adulta estará envolvida na abertura de um novo negócio ou em empresas com até 3 anos e meio de atividade.
Pensando nessas pessoas, separamos 4 dicas para quem tem o desejo de empreender, mas não sabe por onde começar. Continue com a leitura!
Em nosso último artigo, publicamos sobre a “Importância de ter um plano de negócios para o empreendedor”, além de algumas dicas para fazê-lo. Se você ainda não leu essa publicação, recomendo fortemente que o faça.
O plano de negócios ajuda a entender a viabilidade do negócio, serve como um roteiro, um esboço, um documento que explica o que é seu negócio, quais são os objetivos da sua empresa e como exatamente ela se estabelecerá para atingir esses objetivos.
Sem um plano de negócios, você está cometendo um dos maiores e mais traiçoeiros erros do empreendedorismo: executar sem planejar.
Empreender é trabalhar com o que se gosta, mas sem deixar de considerar tendências de negócios e as necessidades do público. Portanto, é fundamental procurar uma oportunidade que tenha mercado para não correr o risco de falir a empresa.
Além disso, é válido pensar no tipo de negócio que você irá escolher. É uma franquia? Uma loja própria? Um negócio online?
As franquias têm crescido e retomaram faturamento mesmo com a pandemia, são uma boa opção por já oferecerem uma marca conhecida, credibilidade, processos e organização. O que não quer dizer que o empreendedor não precisará colocar a mão na massa.
Lembre-se: empreender é assumir riscos e trabalhar para fazer dar certo. Não é fácil, mas é recompensador!
Leia também: Qual o perfil de quem quer investir em franquias de marketing digital?
Você pode ser o melhor dos executivos de uma multinacional reconhecida, mas empreender vai te exigir mudanças e aprendizado contínuo.
Por isso, construa um mindset empreendedor:
Pode parecer básico, mas muitos empreendedores pecam por não terem estudado seu público como deveriam. Por não terem feito pesquisas para entender quem compra seu produto ou serviço.
Estude-os! Saibam quem são, o que consomem, quais redes sociais utilizam, o que consideram importante no momento da compra.
Com essas informações em mãos, construa seu planejamento: o que você pode fazer para se destacar da concorrência? O que pode oferecer ao seu cliente que vai mudar a visão dele sobre você e sua empresa? E até mesmo irá te ajudar a construir seu plano de marketing de conteúdo para atuar nas redes sociais.
A WSI é a rede de franquias de Marketing Digital pioneira no mundo e ter uma franquia WSI significa ter uma agência de Marketing Digital com todo o suporte que é necessário para estruturar os primeiros passos de quem está começando.
Atualmente, a WSI oferece programas de educação na área de Marketing Digital, incluindo gestão de negócios e vendas. A rede de franquias também conta com:
Sobre a WSI
A WSI foi fundada em 1995 e desde então oferece franquias de Marketing Digital para empreendedores em todo o mundo. A WSI opera no Brasil há mais de 10 anos, com mais de 20 franquias ativas, empregando mais de 80 profissionais e uma rede de parceiros locais homologados. Reconhecida como uma provedora de soluções de Marketing Digital global, a WSI promove parcerias poderosas, o que fortalece muito a nossa rede. Para obter mais informações sobre oportunidades de franquia WSI, entre em contato conosco!