Estipular o orçamento para cada setor da empresa é de suma importância para manter o equilíbrio financeiro do negócio – e não seria diferente com o Marketing Digital. Contudo, muitos gestores e empreendedores não sabem como definir o orçamento de modo adequado.

Por conta disso, o post de hoje aborda alguns temas que vão te auxiliar na elaboração do planejamento financeiro de Marketing Digital. Confira!

 

Quais são os principais investimentos com Marketing Digital?

Para definir o orçamento de Marketing Digital, é preciso conhecer os principais investimentos no setor.

Contratação de agência especializada

Como muitas empresas não possuem setor interno especializado em Marketing Digital ou equipe suficiente para atender toda a demanda, um dos principais investimentos está relacionado à contratação de agências especializadas.

Promoção de anúncios

Com a possibilidade de promover anúncios em plataformas como Google, Facebook e Instagram e atingir um público mais bem segmentado, o investimento em divulgação no ambiente digital cresceu muito. 

Vale destacar que, quanto mais alto for o valor investido no anúncio, mais vezes ele aparece para o público-alvo. Porém, é preciso identificar previamente a persona do negócio para elaborar uma estratégia eficaz.

Licença para uso de softwares

A transformação digital está cada dia mais presente no cotidiano das empresas, a fim de auxiliar na otimização de determinadas tarefas. Devido a isso, mais um importante investimento no setor envolve a contratação de licenças para uso de softwares.

 

Como definir a meta do Marketing Digital?

Para definir as metas do próximo exercício, é necessário, antes de mais nada, avaliar o desempenho das ações de Marketing do ano que passou, a fim de identificar falhas para evitá-las no futuro. 

Além disso, é importante realizar uma pesquisa de mercado para analisar a concorrência e o público-alvo, bem como o cenário político, econômico, social e cultural. O objetivo é identificar tendências que podem fornecer insights para a elaboração do novo planejamento.

Após reunir todas essas informações, é possível definir os objetivos para o próximo ano e cada meta necessária para atingi-los. 

Para saber o orçamento necessário para colocar o planejamento em prática, verifique o quanto foi gasto no ano anterior com cada estratégia que pretende repetir e não se esqueça de incluir todas as despesas. 

Caso ocorra uma significativa oscilação no mercado, pode ser necessário reavaliar os valores e pedir uma nova cotação aos fornecedores ou prestadores de serviços. O mesmo vale para estratégias novas que não foram previamente orçadas.

Como imprevistos podem ocorrer e é necessário estar preparado para resolvê-los, é interessante adicionar ao orçamento uma margem de segurança de 15% a 20% do valor.

Caso o orçamento proposto não seja integralmente aceito, selecione as estratégias que trarão impactos positivos mais significativos. Para isso, aposte nos dados observados nos anos anteriores.

Agora, se você atua em uma pequena empresa e pode fazer o planejamento com base no orçamento total do negócio, é possível realizá-lo considerando o valor disponível.

 

Franquia WSI: a maior rede de Marketing Digital do mundo

A Franquia WSI atua há mais de 25 anos no mercado de Marketing Digital, possuindo ampla experiência no segmento – a qual pode ser transmitido a você caso se torne um franqueado da WSI.

Ao aderir à franquia, você recebe toda a estrutura necessária para começar e tem acesso à experiência acumulada pela WSI. São oferecidos programas contínuos de educação em Marketing, gestão de negócios, vendas, língua inglesa e também um conteúdo mais aprofundado sobre como elaborar o orçamento anual do seu novo negócio.

Portanto, venha fazer parte da Franquia WSI e de um dos mercados que mais crescem no mundo!

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