Franquia ou franchising é um modelo de negócio no qual o franqueador concede o direito de uso de sua marca, know-how, patente e comercialização de produtos ou serviços a um investidor (franqueado) mediante o pagamento de royalties.

 

As franquias são caracterizadas pela padronização da infraestrutura, dos processos, dos produtos e dos serviços do franqueador, contribuindo para o fortalecimento da marca e permitindo que o franqueado possa abrir uma empresa com um modelo de negócio já testado no mercado.

 

Devido a isso, o mercado de franchising cresce no Brasil. De acordo com Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias cresceu quase 13% no primeiro semestre de 2022 em comparação ao mesmo período do ano anterior.

 

Se você está considerando investir em franquia, mas ainda está em dúvida se esse tipo de negócio é a melhor opção para seu perfil empreendedor, acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto!

 

Como funciona uma franquia?

 

O franchising funciona a partir de uma relação de interdependência entre franqueador e franqueado. Como dito acima, o franqueador concede o direito de uso de sua marca, mas não apenas isso. 

 

Ele treina o franqueado para ensinar tudo o que for necessário para operar o novo negócio, desde questões administrativas até as relacionadas diretamente com o produto ou serviço comercializado. Além disso, a detentora original da marca oferece suporte completo e cursos para que o investidor se atualize e aperfeiçoe seus conhecimentos sobre o segmento de atuação da empresa.

 

O franqueado pode investir em uma licença local (municípios e regiões metropolitanas), regional (compreende todos os estados de uma região do país) ou nacional. O tipo de licença vai determinar a abrangência geográfica de atuação da nova franquia. Convém mencionar que é possível comprar apenas as localidades que não foram adquiridas por outros franqueados previamente.

 

Há franquias dos mais variados portes, desde nanofranquias (investimento inicial de até R$ 25 mil) e microfranquias (investimento inicial de até R$ 105 mil) até as franquias master, nas quais o franqueado tem direito exclusivo sob uma determinada região, podendo abrir diversas unidades.

 

De acordo com o porte da franquia, é possível contar com lojas físicas ou até mesmo atuar no modelo home based, também conhecido como franquia virtual.

 

Além do pagamento de royalties, que são pagos mensalmente durante a vigência do contrato, há outras despesas com o franqueador, sendo as mais comuns:

 

  • Taxa de franquia: valor pago uma única vez ao franqueador para concessão do uso da marca e para arcar com os custos do treinamento, do projeto arquitetônico, da inauguração, do suporte, entre outros.
  • Fundo de propaganda: valor pago mensalmente para custear as campanhas de marketing da marca. O valor pode ser fixo ou não e há franqueadores que não cobram tal taxa. Há empresas que optam por criar um fundo de propaganda que é dividido entre as unidades da rede.

 

Afinal, devo investir em franquia?

 

Para saber se você deve investir em uma franquia, é preciso avaliar seu orçamento, perfil empreendedor e encontrar um segmento de franquia que você tenha interesse e que apresente um bom desempenho no mercado.

 

A Franquia WSI te ajuda a tomar essa decisão. Todos os franqueados passam por um processo seletivo, no qual são entrevistados para que seja possível conhecer a experiência e os objetivos pessoais, profissionais e financeiros do potencial investidor.

 

Oferecemos acesso ao Centro de Aprendizado do Candidato e disponibilizamos um consultor especializado para guiar o processo de descoberta e aprendizado sobre o mundo WSI, a fim de te ajudar a decidir, de maneira informada e responsável, se a Franquia WSI é o negócio ideal para você.

 

Venha conhecer a franquia de Marketing Digital WSI e avalie se investir em franquia é a opção certa para o seu perfil empreendedor!

WSI Franquia

Saiba mais sobre como ser um franqueado WSI

Nome Completo

E-mail

O que descreve melhor você?

Telefone

Cidade

Estado

Hootsuite-Solution    SEMPO-Member   Google-partner   Yahoo-bling    Hubspot    Constant-contact   Microsoft-partner