Franquia ou franchising é um modelo de negócio no qual o franqueador concede o direito de uso de sua marca, know-how, patente e comercialização de produtos ou serviços a um investidor (franqueado) mediante o pagamento de royalties.
As franquias são caracterizadas pela padronização da infraestrutura, dos processos, dos produtos e dos serviços do franqueador, contribuindo para o fortalecimento da marca e permitindo que o franqueado possa abrir uma empresa com um modelo de negócio já testado no mercado.
Devido a isso, o mercado de franchising cresce no Brasil. De acordo com Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias cresceu quase 13% no primeiro semestre de 2022 em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Se você está considerando investir em franquia, mas ainda está em dúvida se esse tipo de negócio é a melhor opção para seu perfil empreendedor, acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto!
O franchising funciona a partir de uma relação de interdependência entre franqueador e franqueado. Como dito acima, o franqueador concede o direito de uso de sua marca, mas não apenas isso.
Ele treina o franqueado para ensinar tudo o que for necessário para operar o novo negócio, desde questões administrativas até as relacionadas diretamente com o produto ou serviço comercializado. Além disso, a detentora original da marca oferece suporte completo e cursos para que o investidor se atualize e aperfeiçoe seus conhecimentos sobre o segmento de atuação da empresa.
O franqueado pode investir em uma licença local (municípios e regiões metropolitanas), regional (compreende todos os estados de uma região do país) ou nacional. O tipo de licença vai determinar a abrangência geográfica de atuação da nova franquia. Convém mencionar que é possível comprar apenas as localidades que não foram adquiridas por outros franqueados previamente.
Há franquias dos mais variados portes, desde nanofranquias (investimento inicial de até R$ 25 mil) e microfranquias (investimento inicial de até R$ 105 mil) até as franquias master, nas quais o franqueado tem direito exclusivo sob uma determinada região, podendo abrir diversas unidades.
De acordo com o porte da franquia, é possível contar com lojas físicas ou até mesmo atuar no modelo home based, também conhecido como franquia virtual.
Além do pagamento de royalties, que são pagos mensalmente durante a vigência do contrato, há outras despesas com o franqueador, sendo as mais comuns:
Para saber se você deve investir em uma franquia, é preciso avaliar seu orçamento, perfil empreendedor e encontrar um segmento de franquia que você tenha interesse e que apresente um bom desempenho no mercado.
A Franquia WSI te ajuda a tomar essa decisão. Todos os franqueados passam por um processo seletivo, no qual são entrevistados para que seja possível conhecer a experiência e os objetivos pessoais, profissionais e financeiros do potencial investidor.
Oferecemos acesso ao Centro de Aprendizado do Candidato e disponibilizamos um consultor especializado para guiar o processo de descoberta e aprendizado sobre o mundo WSI, a fim de te ajudar a decidir, de maneira informada e responsável, se a Franquia WSI é o negócio ideal para você.
Venha conhecer a franquia de Marketing Digital WSI e avalie se investir em franquia é a opção certa para o seu perfil empreendedor!