Diferentemente do marketing tradicional, direcionado para um grande público que não necessariamente tem interesse no produto ou serviço divulgado, o Inbound Marketing é um conjunto de estratégias aplicadas no ambiente on-line e dirigidas para um público específico que tem interesse em obter o produto ou serviço em questão.
O meio digital permite coletar dados sobre o comportamento dos usuários, segmentar campanhas de marketing e fazer com que os próprios potenciais clientes cheguem à empresa – o que não é possível com o marketing de caráter mais convencional.
Como o Inbound Marketing atinge diretamente o público-alvo, logo reduz custos e tem maior capacidade de converter consumidores em clientes. Isso tem atraído cada vez mais o interesse das empresas que desejam se tornar mais competitivas no mercado.
Se a sua empresa é uma dessas, confira o artigo e conheça as etapas e estratégias de Inbound Marketing para franquias de marketing digital.
O Inbound Marketing é dividido em quatro etapas:
O primeiro passo para colocar o Inbound Marketing em ação é atrair seus potenciais clientes para os canais de comunicação da sua empresa, como site, blog e redes sociais, por exemplo.
Geralmente, utilizam-se estratégias como marketing de conteúdo, SEO e anúncios segmentados que podem aparecer nos resultados de busca do Google, rede de displays de sites de terceiros e mídias sociais.
Nessa etapa, é preciso transformar o público atraído em leads, ou seja, potenciais clientes que já forneceram seus dados para sua empresa. Para obter essas informações, usam-se landing pages e formulários que oferecem algo ao potencial cliente em troca de seus dados, como um material de alto valor agregado.
Assim, você consegue conhecer ainda mais o perfil do seu público e passa a produzir conteúdos para fazê-lo avançar no funil de vendas.
Com as informações obtidas nos processos anteriores, será possível traçar a melhor oferta e mensagem para fechar a venda, que pode ocorrer por meio de uma estratégia de e-mail marketing ou página de vendas associadas a um conteúdo fortemente argumentativo.
Fidelizar clientes custa menos do que atrair novos. Portanto, não desperdice um cliente já conquistado. Se ele passou por todas as etapas, certamente poderá repetir sua jornada de compra.
Para isso, normalmente se investe em estratégias de CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) e Customer Success.
Os consultores WSI recebem treinamento e suporte da Franquia WSI para implementar soluções de Inbound Marketing bem como outras soluções envolvendo o Marketing Digital.
O treinamento é fundamental para dar noções do que se trata, como se realiza o trabalho e como se mede o resultado.
No entanto, o consultor não necessariamente precisa operar o projeto de Inbound Marketing. Pode contratar um fornecedor da rede da WSI para executar o serviço.
A Franquia WSI é uma empresa global com mais de 25 anos de experiência no mercado de marketing digital, período em que colecionamos uma série de premiações internacionais que confirmam nossa liderança no setor de franquias relacionadas à internet.
Atualmente, a WSI conta com mais de mil unidades espalhadas em mais de 80 países. Entre em contato e conheça mais sobre a nossa franquia de marketing digital!